JFES promove mobilização de advogados em São Mateus para uso do peticionamento eletrônico

 

A Justiça Federal promoverá em São Mateus, no dia 25 de setembro, uma mobilização de advogados em prol do cadastramento e do peticionamento eletrônicos, a exemplo das que já ocorreram em Vitória, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina.

 

Das 10 às 17 horas, haverá servidores de plantão na vara federal do município (Av. Coronel Constantino Cunha, 1334, Bairro de Fátima), para cadastrar advogados e tirar dúvidas sobre o peticionamento com uso das ferramentas digitais.

 

Estão convidados todos os advogados que atuam nos municípios abrangidos pela Subseção Judiciária mateense: São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra, Nova Venécia, Vila Pavão, Boa Esperança, Pinheiros, Pedro Canário, Montanha, Ponto Belo e Mucurici.

 

Atendimento individualizado

 

Implementada em 2011, pelo diretor do foro da JFES, juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, a mobilização dos advogados é uma ação conjunta da Justiça Federal do Espírito Santo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES). Ao saírem da mobilização, os advogados destacam a ação como “muito prática e positiva” e elogiam o “atendimento individualizado” e a “atitude pró-ativa dos servidores da Justiça Federal” ao promover esse dia de esclarecimento.

 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as áreas Judiciária e Administrativa da Justiça Federal, sob a coordenação do Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas (NCS). O evento conta com o empenho de servidores das varas federais e da Seção de Atendimento ao Usuário (Sesau/NTI).

 

Além do atendimento individual, são distribuídas cartilhas de orientação aos advogados, que também podem ser consultadas pelo www.jfes.jus.br.

 

O uso do peticionamento eletrônico traz inúmeras vantagens: é grátis, fácil, rápido, não precisa ter certificação digital, evita o trânsito e permite o envio das petições a qualquer hora e de qualquer lugar, via internet.

 

A Subseção Judiciária de São Mateus atua com processo eletrônico desde meados de 2010. Além disso, processos anteriores à virtualização da vara estão sendo digitalizados. Atualmente, 70% de seu acervo de processos físicos já se encontra em formato digital.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br / (27) 3183-5109

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Justiça Federal do Espírito Santo

Em 26/08/2013

Às 14h12