Recital marca abertura de exposição na JFES

 

O Núcleo Regional do Centro Cultural da Justiça Federal e a Justiça Federal do Espírito Santo proporcionaram aos servidores ao público externo, na última quarta-feira, 26, momentos de leveza com arte e boa música. Obras de Mozart, Bach, Vinícius de Moraes e Ernesto Nazareth apresentadas em flauta transversal, violino, viola e violoncelo pelo grupo Vix Ensemble, marcaram a abertura da exposição de pinturas "Entremeios", de Zaira Morato, que ficará aberta para visitação até 31 de julho.

 

O diretor do foro da Seção Judiciária, juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, transmitiu as boas-vindas enviadas pelo desembargador federal José Ferreira Neves Neto, vice-diretor geral do CCJF e diretor do núcleo regional do Centro Cultural em Vitória, e disse que “é com muito prazer que a JFES recebe a todos de nossa comunidade e que o nosso prédio está sempre de portas abertas para recebê-los”.

 

A próxima a falar foi a artista Zaira Morato que, segundo Ronnie, “descobriu-se nas artes plásticas após se aposentar”. “Estou muito alegre por estar aqui. Agradeço muito o convite carinhoso da Gina (Valéria Coelho, do CCJF/ES) para expor neste espaço de arte. Vocês estão contribuindo para a cultura e a arte no Espírito Santo”. Zaira explicou que, em seu trabalho, dedica-se principalmente à releitura de grandes mestres e aos retratos, sua grande paixão. Agradeceu aos servidores e amigos que vieram prestigiar a exposição e declarou: “por meio de um trabalho alegre e cheio de cores, espero que eu consiga quebrar um pouquinho da sisudez da Justiça”.

 

Ronnie apresentou, então, o grupo Vix Esemble: Samanta Adriele Neiva dos Santos, na flauta, Heliomar Lyra, no violino, Luciana Rodrigues, na viola, e Raquel Rohr, no violoncelo. Entre as apresentações musicais, a violoncelista explicou que o grupo tem uma formação diferente da que normalmente se usa para música de câmara: no lugar do primeiro violino, foi incluída a flauta. “É interessante e, ao mesmo tempo, mais difícil de trabalhar, porque reúne três instrumentos da mesma família - o violino, a viola e o violoncelo, ou seja, três instrumentos de corda - e a flauta.”

 

Raquel também agradeceu, em nome do grupo, a oportunidade de se apresentar na Justiça Federal. “Ficamos muito felizes por termos mais este espaço em Vitória para tocar música de qualidade”, declarou. Como forma de agradecimento, anunciou que a programação seria invertida, deixando para o final a música “Se todos fossem iguais a você”, que ganhou arranjo especial do músico Jacó Moura, marido da servidora da 1ª Vara Federal Criminal, Fabíola Bortolozo, que também é pianista e integrante do Coral da JFES.

 

O público apreciou atentamente cada uma das apresentações e, ao final, aplaudiu de pé. Os servidores do prédio da Cidade Alta, onde funcionava a antiga sede da JFES, também fizeram questão de prestigiar. Para Marina Badke Pretti, da Seção de Arquivo e Depósito Judiciário (Seard/NAJ), o evento era mesmo imperdível: “Um luxo, um presente dos céus!”.

 

Cerca de 100 pessoas participaram.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 01/07/2013

Às 13h09