Novos dirigentes do TRF2 participam de solenidade no Espírito Santo

 

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), a corregedora-regional da Justiça Federal da 2ª Região e a coordenadora dos juizados especiais federais, respectivamente desembargadores federais Sergio Schwaitzer, Salete Maccalóz e Nizete Lobato estarão hoje em Vitória, pela primeira vez, desde sua posse, ocorrida no dia 4 de abril deste ano, para participar de solenidade em homenagem à recondução dos juízes federais Fernando Cesar Baptista de Mattos e José Eduardo do Nascimento à Direção e Vice-Direção do Foro da Justiça Federal do Espírito Santo.

 

Saiba mais sobre os dirigentes da JFES

 

Natural de São Paulo/SP, Fernando Cesar Baptista de Mattos tem 39 anos, é graduado em Ciências Jurídicas e mestre em Direito Público pela Universidade do Rio de Janeiro (Uerj). Iniciou na magistratura federal em janeiro de 2000, como juiz federal substituto vinculado ao TRF da 2ª Região. Titular da 1ª Vara Federal de Execução Fiscal de Vitória, assumiu a Direção do Foro (Dirfo) da Seção Judiciária do Espírito Santo (SJES) em abril de 2011, para o biênio 2011/2013, sendo agora reconduzido para nova gestão no biênio 2013/2015, a convite da Presidência do Tribunal. O fato é praticamente inédito na Seção Judiciária, tendo em vista que nos últimos anos os juízes vêm se sucedendo na Administração.

 

Em março do ano passado, licenciou-se da Direção do Foro para auxiliar o ministro Carlos Ayres Britto na Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF). Nesse período, foi secretário adjunto da Presidência do Conselho e atuou como coordenador do Comitê Executivo Nacional do Fórum da Saúde. No biênio 2008/2010, Mattos havia presidido a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), com assento no Conselho da Justiça Federal (CJF) - na nova formulação da Lei 11.798 - fazendo parte da Comissão Permanente dos Juizados Especiais Federais e da Comissão das Escolas de Magistratura.

 

Sua primeira gestão como direção do foro ficou marcada pela digitalização de quase 100% do acervo de processos físicos da Seção Judiciária na capital, pelo resgate da memória da Justiça Federal capixaba, com homenagens in memorian a juízes importantes na história da Seccional - como o desembargador federal Romário Rangel, que hoje dá nome ao Fórum que sedia a SJES –, pela promoção de eventos com a participação de autoridades e representantes da área jurídica de nível nacional, e pela aproximação com os diversos parceiros internos e externos da Justiça.

 

O vice-diretor, José Eduardo do Nascimento, nasceu no Estado do Rio de Janeiro e tem 40 anos. É graduado pela faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Processo Penal pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo/SP. Tomou posse na Justiça Federal da 2ª Região em janeiro de 2000, como juiz federal substituto, e tornou-se titular em 2004, na Vara Federal de São Mateus, onde permaneceu por dois anos, assumiu em seguida o 1º Juizado Especial Federal, em Vitória.

 

Titular da 4ª VF-Execução Fiscal, já atuou na Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais (TNU). Ao assumir a Vice-Direção do Foro em 2011, deu início à sua primeira experiência administrativa. No ano passado, chegou a ficar à frente da Administração, por alguns meses, em razão do afastamento de Fernando Mattos para prestar auxílio à Presidência do CNJ. Para o juiz, a experiência foi “nova e desafiadora, pela existência de diversos temas relevantes a serem resolvidos”. Dificuldades que, segundo ele, “são minimizadas pela extrema dedicação dos servidores do Administrativo e pela colaboração de colegas magistrados que já passaram pela Dirfo”.

 

Solenidade

 

O evento que reconduz os magistrados para nova gestão na Direção do Foro, e do qual participarão os novos dirigentes do TRF2, acontecerá às 17 horas, no auditório da sede da Justiça Federal capixaba, em Vitória (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1877, Monte Belo).

 

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região é a segunda instância da Justiça Federal dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e tem sede na capital fluminense.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 19/04/2013

Em 10h00