Mutirão de danos morais, em Vitória/ES, alcança 68,5% de acordos

 

A Justiça Federal do Espírito Santo (JFES), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cescon), realizou nesta semana mais um mutirão de audiências de conciliação em Vitória. De segunda a quinta-feira, foram realizadas 130 audiências envolvendo ações de danos morais contra a Caixa Econômica Federal que tramitam no 1º e no 2º Juizado Especial Federal (JEF).  Em 87 delas as partes fizeram acordo (68,5%). O valor dos acordos chegou a um total de R$154.003,96.

 

Atuaram nas audiências a juíza federal Cristiane Conde Chmatalik (coordenadora do Cescon e titular do 2º JEF) e os juízes federais Bruno Dutra (Vara Federal de Serra) e Paulo Gonçalves de Oliveira Filho (1º JEF), além de servidores que trabalharam como conciliadores.

 

Vinculado ao Núcleo de Apoio Judiciário (NAJ), o Cescon atua em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPSC) da 2ª Região, que tem sede no Rio de Janeiro.

 

Depoimento

Sandra Regina do Nascimento, 47 anos, recepcionista de um consultório de psicologia, entrou na Justiça contra a Caixa em razão de cobrança abusiva, mas acabou resolvendo mais um problema no mutirão: uma dívida de cartão de crédito que rolava há três anos. “Eu pagava o valor mínimo da fatura e nunca conseguia quitar a dívida”, explica Sandra. Ao vir para a audiência de conciliação, não só conseguiu ser indenizada pelo dano moral, como obteve um bom acordo para quitar o cartão. “Graças a Deus”, comemorou.

 

A recepcionista ressaltou que o acordo superou suas expectativas. “Vim aqui hoje pensando que ouviria uma proposta, mas não imaginava que resolveria meu problema de uma forma tão maravilhosa. Como disse a Dra. Andrezza (sua advogada), é menos um problema na minha cabeça”, enfatizou.

 

Sandra agradeceu “ao pessoal da Caixa, à sua advogada Andrezza Suela, e à Justiça Federal pela iniciativa”. Em sua audiência atuaram, pela Justiça, a juíza federal Cristiane Conde Chmatalik e o servidor Douglas Admiral Louzada (conciliador). Pela Caixa, o advogado Alessandro Paixão e o preposto Marcos Marchesini.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 23/03/2013

Às 17h48