Corregedoria designa Alceu Maurício Junior para atuar como juiz de cooperação da JFES

O corregedor-regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador federal André Fontes, designou o juiz federal Alceu Maurício Junior, titular da 2ª Vara Federal de Execução Fiscal de Vitória, para atuar, sem prejuízo de sua jurisdição, como juiz de cooperação da Justiça Federal do Espírito Santo.

A designação se deu por motivo de licença à gestante e de férias regulamentares da juíza federal Eloá Alves Ferreira, atual juíza de cooperação e titular da 6ª Vara Federal Cível.

O ato da Corregedoria foi divulgado hoje no Diário Eletrônico e entra em vigor na data de sua publicação, prevista para segunda-feira, 4 de fevereiro.

Recomendação do CNJ


A criação de Núcleos de Cooperação Judiciária e juízes de cooperação atende a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (Recomendação nº 38, de 3/11/2011), “com a finalidade de institucionalizar meios para dar maior fluidez e agilidade à comunicação entre os órgãos judiciários e outros operadores sujeitos do processo, não só para cumprimento de atos judiciais, mas também para harmonizar e agilizar rotinas e procedimentos forenses, fomentando a participação dos magistrados de todas as instâncias na gestão judiciária”.

 

Os juízes de cooperação integrarão a Rede Nacional de Cooperação Judiciária e poderão atuar em comarcas, foros, polos regionais, Unidades da Federação ou em unidades jurisdicionais especializadas.

 

Com a criação do núcleo e a instituição do juiz de cooperação, a Justiça Federal da 2ª Região cumpriu a meta 4 do CNJ para 2012.

 

Mais sobre o magistrado

 

Alceu Maurício Junior tomou posse na Justiça Federal em 07 de maio de 2001, no TRF da 4ª Região. Removido a pedido, entrou em exercício na 2ª Região em 27 de março de 2002.  Em abril de 2002 passou a atuar como juiz substituto na SJES, primeiro na VF de São Mateus e, em seguida, na 3ª VF-Cível de Vitória, onde permaneceu até 08 de fevereiro de 2004, quando retornou para o Rio de Janeiro. Retornou ao ES em 2009, promovido a titular da 2ª Vara Federal de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Atualmente, além de titular da 2ª VF-Execução Fiscal de Vitória, é juiz coordenador de cursos da Seção Judiciária.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 01/02/2013

Às 13h46