TRF2 elege Sergio Schwaitzer para Presidência no biênio 2013/2015.  Fernando Mattos continua na Direção do Foro da JFES

 

O desembargador federal Sergio Schwaitzer foi eleito, por aclamação, presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) para o biênio 2013/2015. O mandato tem início em abril. A eleição ocorreu na sessão plenária do dia 19 de dezembro.


Dentre os magistrados da Corte em atividade que ainda não ocuparam a cadeira da Presidência, Sergio Schwaitzer é o quarto mais antigo. No entanto, antes do início da votação, os desembargadores federais Vera Lúcia Lima, Raldênio Bonifacio Costa e Antonio Ivan Athié, que figuram acima do presidente eleito na lista de antiguidade, manifestaram seu desejo de declinar da candidatura. Todos três declararam motivos de ordem pessoal, que os impediriam de se dedicar integralmente às atividades da administração, atendendo as muitas exigências da gestão: "Nós sabemos muito bem da complexidade e das urgências que cercam os encargos da Presidência, cujo desempenho envolve não ter horário para sair do gabinete e estar disponível a qualquer hora do dia e a qualquer dia da semana", ressaltou Raldênio Costa.


Ainda na sessão, e também por aclamação, o Plenário elegeu o desembargador federal Poul Erik Dyrlund, para a Vice-Presidência, e a desembargadora Salete Maccalóz, para a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 2ª Região, também no período de abril de 2013 a abril de 2015.


O carioca Sergio Schwaitzer graduou-se em Direito, em 1982, pela Universidade Cândido Mendes. Em agosto de 1988 ingressou na magistratura federal, primeiro na Seção Judiciária de São Paulo e, no mesmo ano, no Rio de Janeiro. No biênio 2000/2001 foi diretor do Foro da Seção Judiciária fluminense. Em 2001, tomou posse como desembargador do TRF2.

 

JFES

 

Na mesma sessão foi definido que a Direção do Foro da Justiça Federal do Espírito Santo continuará sendo exercida pelo juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, cabendo ao juiz federal José Eduardo do Nascimento a Vice-Direção, no biênio que se inicia em abril de 2013 e se encerra em abril de 2015.

 

Com informações da ACOS/TRF2.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 20/12/2012.

13h46