Semana Nacional de Conciliação: Justiça Federal da 2ª Região tem cerca de mil processos em pauta*

 

A Justiça Federal da Segunda Região participa da Semana Nacional de Conciliação deste ano com cerca de mil processos na pauta de audiências, que inclui grande variedade de assuntos. Como já é tradição, o carro chefe da programação serão as ações referentes ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH), com cerca de 380 processos, ou 38% do total. Mas o cronograma elaborado pelo TRF2 e pelas Seções Judiciárias fluminense (SJRJ) e capixaba (SJES) conta também com questões judiciais envolvendo os Correios, clientes da Caixa Econômica Federal, conselhos profissionais (como o CRA) e pedidos de servidores públicos inativos ou pensionistas da União, que requerem em juízo o pagamento de diferenças de gratificações.

Os mutirões da Justiça Federal da Segunda Região são agendados, produzidos e executados pelo Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (NPSC2), vinculado ao TRF2, em parceria com os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do Rio de Janeiro (Cesol ) e do Espírito Santo (Cescon).

As ações vão acontecer, simultaneamente, nas capitais e também no interior, nas sedes do TRF2 e da SJRJ, no Rio, e da SJES, em Vitória.

A edição de 2012 da Semana Nacional da Conciliação está marcada para o período entre os dias 07 e 14 de novembro. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Programação se estende até dezembro

 

Os mutirões para buscar a solução consensual das disputas judiciais não se esgotam, este ano, com a Semana Nacional de Conciliação, na Segunda Região. Já para novembro, a parceria entre NPSC2 , Cesol e Cescon prevê a realização de novas ações do tipo, que vão acontecer dos dias 26 a 28, na capital fluminense, com processos dos Juizados Especiais Federais, e no dia 29, em Itaboraí, com ações que tramitam na Justiça Federal daquele município da região metropolitana carioca.

Em dezembro, a pauta ficou para o começo do mês, entre os dias 4 e 7, com processos relativos ao SFH e a questões judiciais sobre créditos comerciais da Caixa Econômica Federal e dos Correios.

 

Como conciliar
 
Para ter seu processo incluído na agenda das audiências de conciliação da Justiça Federal da 2ª Região, o cidadão só precisa enviar um e-mail para o NPSC2 (conciliar@trf2.jus.br), manifestando o seu interesse e informando nome completo, CPF, o número dos autos e a matéria a que eles se referem (direito previdenciário, SFH, FGTS etc.). A participação no projeto não tem qualquer custo para as partes.

O NPSC2 mantém um portal na página do TRF2 na internet, com dados atualizados sobre a agenda e os resultados dos mutirões de conciliação que efetua. Anote: http://www.trf2.jus.br/conciliacao/index.html.

ACOS – Assessoria de Comunicação Social do TRF da 2ª Região