Justiça Federal promove mobilização de advogados em Linhares para uso do peticionamento eletrônico

 

A Justiça Federal promoverá em Linhares, no dia 06 de novembro, uma mobilização de advogados em prol do cadastramento e do peticionamento eletrônicos, a exemplo do que foi feito no mês passado em Colatina e do que já ocorre periodicamente na capital capixaba.

 

Das 10 às 17 horas, haverá servidores de plantão na Vara Federal de Linhares (Avenida Nogueira da Gama, 988, Centro), para cadastrar advogados e tirar dúvidas sobre o peticionamento com uso das ferramentas digitais.  Estão convidados a participar da mobilização todos os advogados que atuam nos municípios abrangidos pela Subseção Judiciária: Linhares, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama.

 

Para os advogados, o uso do peticionamento eletrônico traz inúmeras vantagens: é grátis, fácil, rápido, não precisa ter certificação digital, evita o trânsito e permite o envio das petições de qualquer lugar, via internet.

 

Embora o processo eletrônico tenha sido implantado na vara de Linhares em meados de 2010, o número de petições que ainda chegam em papel é grande. Por isso, o juiz federal da vara linharense, Dr. Paulo Gonçalves de Oliveira Filho, ressaltou a importância da divulgação do peticionamento eletrônico. “É um instrumento que trouxe agilidade aos processos e conforto para os advogados, já que as petições podem ser enviadas de qualquer computador e a qualquer hora. Nossa meta é conscientizar o máximo de advogados da facilidade e confiabilidade dessa nova tecnologia oferecida pela Justiça Federal”, afirmou.

 

Durante a mobilização, além do atendimento individual, serão distribuídas cartilhas de orientação aos advogados, que também podem ser consultadas pelo www.jfes.jus.br.

 

Na Justiça Federal, apenas os autos criminais não são processados eletronicamente. Atualmente, a Vara Federal de Linhares possui 4.245 processos em tramitação, sendo que 1.331 são eletrônicos.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Com informações de Ana Cláudia Vianna (VF-Linhares)

Em 10/10/2012

Às 16h49