JFES apoia campanha Outubro Rosa

 

A Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) promoveu, na tarde de ontem, a palestra “Prevenção ao câncer com foco na mulher”, ministrada pela coordenadora do Programa de Reabilitação de Mulheres Mastectomizadas (PREMMA) da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC), a professora Maria Helena Amorim.

 

A iniciativa também marcou a adesão da JFES à campanha “Outubro Rosa/2012”, movimento mundial que começou na década de 90 nos Estados Unidos e que pretende alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama.

 

A diretora do foro em exercício, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, bem como diversos servidores, funcionários terceirizados e estagiários aderiram à campanha e vieram trabalhar usando alguma peça de roupa ou acessório na cor rosa, tornando-se multiplicadores da campanha.

 

Abrigo

 

A abertura do evento foi realizada pela diretora da AFECC, Léa Regina Penedo Gonçalves, que contou um pouco da história da instituição, criada há sessenta anos por 10 senhoras, que pretendiam construir um abrigo para pacientes que vinham se tratar em Vitória.

 

Hoje a AFECC é mantenedora do Hospital Santa Rita, referência em tratamento de câncer no Estado, que atende a cerca de 52% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e conta inclusive com um salão de beleza para os pacientes.  Sua filosofia mistura educação e a visão do paciente “não simplesmente como um ser físico, mas um ser social, mental, emocional, espiritual”, afirmou Léa Gonçalves.

 

Caminhada

 

A diretora da AFECC convidou todos para a caminhada que marca o encerramento da campanha “Outubro Rosa”, que será realizada no dia 21 de outubro, “por causa do segundo turno das eleições municipais”, a partir das 9 horas, na Praia de Camburi, com concentração em frente ao Píer de Iemanjá.

 

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) há 22 anos, Maria Helena Amorim coordena a PREMMA, com cerca de 1.700 mulheres mastectomizadas, que lá aprendem a se cuidar após a retirada da mama, obtendo inclusive melhorias em seu sistema imunológico.

 

Além de falar sobre as causas do câncer de mama – “15 milhões de novos casos previstos até 2020, com 12 milhões de mortes” –, Maria Helena também esclareceu sobre o câncer de colo do útero – “totalmente prevenível” –, o câncer de pele e o câncer de próstata – “que atinge 30% dos homens na faixa dos 50 anos e 70%, na faixa dos 80 anos”.

 

Maria Helena destacou que a prevenção passa pela adoção de hábitos de vida mais saudáveis e realização de exames para detecção precoce dos tumores, o que aumenta em muito a possibilidade de cura.  “No caso do câncer de mama, tumores com menos de 1 cm podem obter 95% de cura”, disse.

 

Rosa

 

A sede da JFES em Vitória ganhará iluminação especial, na cor rosa, a partir desta semana, simbolizando a luta contra o câncer de mama e estimulando a participação da população nas campanhas de prevenção e combate à doença.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 03/10/2012.

17h16