Justiça Federal convida advogados para tirar dúvidas sobre processo eletrônico nesta quarta-feira, em Colatina/ES

 

A Justiça Federal promoverá em Colatina/ES, nesta quarta-feira, 26, mobilização de advogados em prol do cadastramento e do peticionamento eletrônicos, a exemplo do que já ocorre na capital capixaba.

 

Das 10 às 17 horas, haverá servidores de plantão na vara federal colatinense (Rua Santa Maria, 46 – Centro), para cadastrar advogados e tirar dúvidas sobre o peticionamento com uso das ferramentas digitais.

 

Estão convidados todos os advogados que atuam nos municípios abrangidos pela Subseção Judiciária: Colatina, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Mantenópolis, Águia Branca, Alto Rio Novo, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, Pancas, Governador Lindenberg, Marilândia, Baixo Guandu e São Roque do Canaã.

 

Embora o processo eletrônico tenha sido implantado na vara de Colatina em meados de 2010, o diretor de secretaria Weslley Carvalho de Souza informa que 50% dos peticionamentos ainda são feitos em papel. “Uma quantidade muito grande”, na opinião dele e do supervisor Luciano Tarcisio Agrizzi Altoé. Segundo Luciano, um servidor chega a passar de três a quatro horas por dia digitalizando petições, tempo que poderia ser empregado em outras atividades.

 

Para os advogados, o uso do peticionamento eletrônico também traz inúmeras vantagens: é grátis, fácil, rápido, não precisa ter certificação digital, evita o trânsito e permite o envio das petições de qualquer lugar, via internet.

 

Atendimento individualizado

 

Implementada em 2011, pelo diretor do foro da JFES, juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, a mobilização dos advogados partiu de uma ideia da servidora Neidy Aparecida Torrezani, diretora do 2º Juizado Especial Federal de Vitória.

 

A primeira mobilização foi realizada em junho do ano passado, numa ação conjunta da JFES com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES). Na ocasião, o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Thiago Gegenheimer Bremenkamp, declarou que “o evento deixou os advogados satisfeitos por sanarem suas dúvidas”. Ao saírem da mobilização, os advogados destacavam a ação como “muito prática e positiva” e elogiavam o “atendimento individualizado” e a “atitude proativa dos servidores da Justiça Federal” ao promover esse dia de esclarecimento. De lá pra cá, novas ações vêm sendo realizadas em Vitória, estendendo-se agora a Colatina a pedido da própria vara.

 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as áreas Judiciária e Administrativa da Justiça Federal, sob a coordenação do Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas (NCS). O evento conta com o empenho de servidores das varas federais e da Seção de Atendimento ao Usuário (Sesau/NTI), e com o apoio da OAB/ES.

 

Além do atendimento individual, são distribuídas cartilhas de orientação aos advogados, que também podem ser consultadas pelo www.jfes.jus.br.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 24/09/2012

Às 15h18