Mutirão em Cachoeiro de Itapemirim firma acordos com até 90% de desconto

 

A Justiça Federal do Espírito Santo realizou, nos dias 28 e 29 de agosto, por meio do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cescon), um mutirão de conciliação na Subseção Judiciária de Cachoeiro de Itapemirim. Foram designadas 149 audiências para processos de crédito comercial e 13 do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que tramitam na 1ª Vara Federal do município. Nos quase 50% de acordos obtidos nos processos de crédito comercial, foram recuperados cerca de R$ 213 mil. A Caixa propôs descontos de até 90% para quitação da dívida e até 30 dias para a realização do pagamento.

 

“Hoje vou dormir tranquilo”, declara, aliviado, o comerciante José Ângelo Custódio Filho, que tinha uma dívida com a Caixa Econômica há 11 anos e conseguiu, finalmente, chegar a um acordo com o banco, por meio do mutirão de conciliação. “Da forma como estava, eu não teria condições de pagar. Mas a proposta apresentada na audiência está bem de acordo com as minhas possibilidades”, comenta, complementando que, embora a questão financeira seja importante, a sensação de ter o problema resolvido não tem preço. “A gente dorme e acorda com o problema na cabeça, além de atrapalhar na hora de desenvolver outro negócio. Assinando esse acordo, sinto como se eu estivesse segurando um troféu”, comemora.

 

O advogado do senhor José Ângelo, Mauro Toledo, participava pela primeira vez de um evento de conciliação e também ficou satisfeito. “Meu cliente até poderia deixar a dívida rolar, mas seriam mais uns 10 anos de transtorno pela frente. O bom de conciliar é que acaba com o problema”, opina o advogado.

 

Encerramento

 

“Tenho a honra de encerrar este mutirão para a busca da conciliação para resolução de conflitos, algo cultural que esperamos que se multiplique, onde as pessoas que titularizam interesses têm condição de avaliar a situação, concretizar um acordo, solucionando pendências”, ressaltou o diretor da Escola da Magistratura Federal da 2ª Região (Emarf), desembargador federal Luiz Antonio Soares, representando a presidente do Tribunal, desembargadora Federal Maria Helena Cisne, na breve solenidade de encerramento do mutirão, realizada na quarta-feira, 29.

 

Na opinião do magistrado, a conciliação “é um movimento saudável em todos os sentidos. Desafoga o Judiciário, traz a pessoa para analisar e pôr fim a um conflito que muitas vezes se arrasta há muitos anos. É uma ação que precisa ser multiplicada, que tem uma inclinação para o bem, na medida em que pacifica os interesses”.

 

Em sua mensagem, o desembargador federal também destacou que era com muito prazer que retornava àquele município onde foi “muito feliz por participar da comissão de obras para construção daquela sede, tendo a oportunidade de estar com juízes e servidores da casa e pessoas da comunidade”. E fez questão de agradecer a cada um que trabalhou naquele mutirão: juízes federais, servidores e estagiários da Subseccional cachoeirense, representantes da Caixa e servidores do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cescon) do ES, que atua sob a coordenação da juíza federal Cristiane Conde Chmatalik e em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TRF da 2ª Região. Também agradeceu ao juiz federal titular da 2ª VF-Cachoeiro, André Luiz Martins da Silva, por ter se colocado à disposição para ajudar no que fosse preciso para o sucesso daquela ação.

 

A cerimônia contou com a presença do juiz federal André Luiz Martins; da juíza federal substituta da 1ª VF-CI, Karina de Oliveira e Silva; do juiz federal substituto da 2ª VF-CI, Frederico Montedonio Rego; do gerente geral da Filial Regional de Manutenção e Recuperação de Ativos da Caixa, Antenor de Souza Moreira; do gerente do PAB/Justiça Federal/Cachoeiro, Edmilson de Moraes Paixão; além de advogados, jurisdicionados, servidores e estagiários.

 

Quem trabalhou no mutirão

 

Juízes federais

 

Karina de Oliveira e Silva

Frederico Montedonio Rego

Bruno Dutra

 

Caixa

 

Antenor de Souza Moreira

Ozenildes Alves Rodrigues

Marcos Vinícius Soares de Toledo

Ricardo Manera Júnior

Ronaldo Bravim Frade

Leonardo Junho Garcia

Madalena Marilza Gomes de Almeida

Benedito de Assis Costa

Edmilson de Moraes Paixão

 

Cescon

 

Vera Ely Massariol

Maristher de Souza Lima Siqueira

Delma Calazans de Moraes

 

Servidores da Subseção

 

Raphael Demian Speridião

Hudson Peres

Emiliana Maroquio

Leonardo Silva Barbosa

Laésia Hemerly de Mori

Jânia Gomes de Souza Alves

Lucas Herzog Simões

 

Técnico de informática

 

Leonardo Silva Barbosa

 

Estagiários

 

Bruna Sgulmero de Moraes

Bruna Turra Cabral

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 03/09/2012

Às 14h19