JFES recebe quatro turmas do IFES de Santa Teresa

 

A Justiça Federal do Espírito Santo receberá este mês, dentro do programa “Justiça Federal, muito prazer”, quatro visitas de estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus de Santa Teresa/ES. Cada turma terá 40 alunos. A primeira visita será nesta sexta-feira, 17, a partir das 14 horas, e será o primeiro grupo de ensino médio recebido pelo programa.

 

Na visita de amanhã, os alunos serão recepcionados no auditório da sede da Seccional, em Vitória, pelo juiz federal substituto da 2ª Vara Federal Cível, Marcelo da Rocha Rosado – que já foi estagiário na JFES – e também pela diretora de secretaria do 2º Juizado Especial Federal, Neidy Aparecida Emerick Torrezani, e pela diretora do Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas (NCS), Ana Paola Dessaune Carlos Vidal, responsável pelo programa.

 

Acompanhados pelo professor Fernando Nunes dos Santos, os visitantes assistirão a apresentações sobre: o Poder Judiciário, a história e a estrutura da Justiça Federal (mais especificamente a capixaba), o trabalho de um juiz federal, o funcionamento de uma vara federal e o processo eletrônico. O programa foi adaptado especialmente para este público e servirá como complemento ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

 

As demais visitas da escola estão programadas para os dias 20, 24 e 27.

 

Projeto

 

O “Justiça federal, muito prazer” foi iniciado em 2008, por iniciativa do juiz federal Vladmir Santos Vitovsky, então presidente da Turma Recursal capixaba, com o objetivo de aproximar a Justiça Federal de um de seus principais públicos - os idosos. Foram realizadas visitas ao Centro de Convivência da 3ª Idade de Jardim da Penha, com palestras mais focadas nos juizados especiais federais e nos direitos dos idosos.

 

Coordenado pela Comunicação, o programa foi estendido aos alunos universitários, principalmente do curso de Direito. No ano passado, foi incluído no rol de projetos institucionais da JFES, com a finalidade de atender à meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de “Implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos”.

 

Escolas interessadas podem entrar em contato com o NCS pelo ncs@jfes.jus.br ou (27) 3183-5109.

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 16/08/2012

Às 14h44