Centro Cultural Justiça Federal – ES convida para exposição “Festa das Cores no Esporte e na Ecologia”, de Rômulo Cardozo

 

O Núcleo Regional do Centro Cultural Justiça Federal, em Vitória, e a Justiça Federal do Espírito Santo convidam para a vernissage do artista plástico Rômulo Cardozo: “Festa das Cores no Esporte e na Ecologia”. Sexta-feira, 29 de junho, às 18 horas, no foyer do auditório Juiz Federal Luiz Eduardo Pimenta Pereira, na sede da Justiça Federal, em Vitória.

 

O estilo adotado pelo artista é a arte naif, um tipo de pintura primitiva, ingênua, cuja importância em nosso país – de acordo com o autor Jacques Ardies, no livro “A arte naif no Brasil” – “está na maneira pela qual os pintores procuram captar uma linguagem brasileira de olhar a realidade ao seu redor. Consequentemente, armazenam na memória coletiva do povo uma documentação visual de nossos usos e costumes, comportamentos urbanos e regionais, sem intelectualismo, com a visão simples e sem rebuscamento de quem vê as coisas puras da vida.

 

Segundo a servidora Gina Valéria Coelho, do CCJF-ES), “a arte naif brasileira, apesar de essencialmente nacional e representativa da cultura brasileira, não é muito conhecida”. O estilo aconteceu na França, com Henri Rousseau, e ganhou força no Brasil na década de 1950. Afastada da arte dita culta, a arte naif tem linguagem própria, mas muitos artistas eruditos nela se inspiraram ou dela se apoderaram, como foi o caso do pintor catalão Pablo Picasso. Sua famosa tela “Lês Demoiselles d’Avignon”, influenciada pela cultura popular africana, com suas máscaras africanas, influíram até nos caminhos que a arte tomaria, introduzindo novas técnicas e novos paradigmas à pintura, refletindo, inclusive, os novos rumos da sociedade.

 

A arte de Rômulo Cardozo pode ser vista até 31 de julho, de segunda a sexta, das 12 às 17 horas.

 

SERVIÇO

 

“Festa das Cores no Esporte e na Ecologia” (Rômulo Cardozo)

Período: 29 de junho a 31 de julho de 2012 (segunda a sexta)

Horário: das 12 às 17 horas

Local: sede da Justiça Federal do Espírito Santo (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1877, Monte Belo, Vitória-ES)

Entrada franca

 

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 25/06/2012

Às 17h55