Mobilização para cadastramento e peticionamento eletrônicos agrada advogados e servidores

 

A Seção Judiciária do Espírito Santo (SJES) promoveu nesta terça-feira, 20 de março, mais uma mobilização em prol do cadastramento e do peticionamento eletrônicos.

 

A ação visa esclarecer dúvidas de advogados no uso dessa nova ferramenta do processo judicial, principalmente considerando que o acervo de processos físicos, em tramitação nas Varas Federais Cíveis, de Execução Fiscal e Juizados de Vitória já está sendo digitalizado.

 

O atendimento, individualizado, mobilizou servidores de diversas áreas, como dos cartórios e dos Núcleos de Tecnologia da Informação (Seção de Suporte e Atendimento ao Usuário (Sesau/NTI)), de Apoio Judiciário (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania/NAJ) e de Comunicação Social e Relações Públicas, num projeto que partiu de ideia da diretora de secretaria do 2º Juizado Especial Federal, Neidy Aparecida Emerick Torrezani, uma das mais entusiastas com o sucesso da ação.

 

O saldo foi bastante positivo, na visão de advogados e servidores participantes.

 

Fábio Roberto de Andrade Santos, da Sesau/NTI, estava feliz com o atendimento prestado. “A rotatividade foi grande, a tarde inteira. Atendemos, sem parar, até o último minuto”.

 

Na estimativa do supervisor da Sesau/NTI, Ricardo de Aquino Junior, foram mais de oitenta atendimentos, sendo somente trinta deles para cadastramento e o restante para tirar dúvidas sobre a utilização do sistema.

 

Foi o que também observou Delma Calazans de Moraes, do Centro de Solução de Conflitos.  Segundo ela, houve uma evolução no tipo de demanda recebida nesta mobilização, em relação à que foi realizada em junho do ano passado. “Naquela ocasião as pessoas chegavam mais ‘cruas’, com pouco ou nenhum conhecimento sobre processo eletrônico. Muita gente ainda não havia se cadastrado. Percebi desta vez que a maioria já conhece e movimenta o sistema. As dúvidas agora são com relação à utilização da ferramenta, perda de senha, etc”.

 

Célia Regina Pimentel, da 3ª Vara Federal Cível, elogiou a cartilha distribuída com o passo a passo do processo eletrônico. “Ela ajuda não só aos advogados, mas também a nós que atendemos nos cartórios”, revela. Na verdade, Célia Regina considera que esse evento de mobilização dos advogados acaba sendo também uma forma de reciclagem dos servidores. Destaca ainda que a quantidade de dúvidas que surgem nos balcões a respeito do processo virtual diminuiu muito depois da mobilização realizada no ano passado.

 

O outro lado

 

Para o advogado Matheus de Souza Leão Subtil, “o atendimento foi excepcional”. “Gostei muito, porque em outros lugares a gente não tem esse acesso às pessoas para tirar nossas dúvidas ou resolver algum problema”, declarou.

 

Seu colega de profissão, Hélio Maldonato, também parabenizou a Justiça Federal pela mobilização. “Maravilhosa a iniciativa de tirar um dia para explicar aos advogados. Excelente, ajudou bastante. Já atuo no processo virtual, mas não tinha alertado para algumas facilidades do sistema. Muito bom! Gostei!”

 

Ivan Moreira de Mello, também advogado, só vê como dificuldade o fato de cada Tribunal usar um sistema diferente de processo eletrônico. Mas está satisfeito com o sistema da JFES. “Não precisa de certificação”, comemorou, complementando que é tudo muito simples e que agora ele quase não precisa vir à Justiça, “a não ser para rever os colegas”.

 

Próximas ações

 

Implementada em 2011, pelo diretor do foro da JFES, juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, o dia de mobilização junto aos advogados acontecerá mensalmente até junho/2012, quando será feita uma avaliação da ação.

 

A próxima data já está marcada para o dia 24 de abril, das 12 às 18 horas, no auditório Juiz Federal Luiz Eduardo Pimenta Pereira, na sede da Justiça Federal.

 

O evento conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 22/03/2012

Às 14h48