Justiça Federal realiza, no dia 16, homenagem “in memorian” do desembargador federal Romário Rangel

 

A presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargadora federal Maria Helena Cisne, virá a Vitória no dia 16 de março para a Solenidade de Aposição de Placa “in memorian” do Excelentíssimo Desembargador Federal Romário Rangel  (foto) no Fórum da Justiça Federal do Espírito Santo. A cerimônia está prevista para as 16 horas, no auditório Juiz Federal Luiz Eduardo Pimenta Pereira, localizado no térreo da sede da JFES (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1877, Monte Belo - Vitória – ES).

 

A programação contará com abertura do diretor do foro da Seção Judiciária do Espírito Santo, juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos; saudação da diretora-geral da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf), desembargadora federal Liliane Roriz; apresentação de vídeo com entrevista do desembargador federal Romário Rangel, gravada em 05 de novembro de 2008; encerramento com a palavra da presidente do TRF-2, desembargadora federal Maria Helena Cisne; e descerramento da placa comemorativa.

 

O desembargador federal Romário Rangel – nome dado ao fórum da JFES pela Resolução Nº T2-RSP-2011/00030 de 19 de dezembro de 2011 -, foi o primeiro juiz federal do Espírito Santo, instalando e organizando a Justiça Federal no Estado, em 1967. Nessa função permaneceu até 1989 quando foi nomeado desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com sede no Rio de Janeiro, do qual foi o primeiro presidente, incumbindo-lhe a tarefa de implantá-lo e organizá-lo.

 

Romário Rangel também foi jornalista, professor e autor de diversas obras, como: “Ementário da Jurisprudência Criminal”, do Tribunal de Justiça do ES; “Breves Noções de Introdução à Ciência do Direito”; “O Ciclo Básico da Reforma Universitária” (1971); “Noções de Sociologia Jurídica”; “Teoria Geral do Direito” (1973) e “Lições Preliminares de Filosofia do Direito” (1974); “Tempo Jurídico, Tese à Livre Docência” (1979) e “Memórias Líricas do ‘João Bley’” (1988).

 

Aposentou-se como desembargador federal em 1992, no TRF da 2ª Região, e como professor, em 1994, na Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Faleceu no dia 1º de dezembro de 2011, aos 87 anos, no município de Vila Velha/ES.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 06/03/2012

Às 13h36