Inauguradas, na última sexta (18), as novas instalações da VF-Colatina

 

“Prestar um atendimento melhor, mais focado no seu cliente, que é o cidadão”. Este foi o objetivo da Justiça Federal ao inaugurar as novas instalações da Vara Federal de Colatina, conforme declarou o diretor foro da Seção Judiciária do Espírito Santo, juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, em solenidade realizada no último dia 18, que contou com a honrosa presença do corregedor-geral da 2ª Região, desembargador federal André Fontes, representando a presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargadora federal Maria Helena Cisne.

 

O diretor do foro iniciou sua fala agradecendo a presença do corregedor-regional e das demais autoridades que prestigiavam o evento – dentre elas o desembargador federal Luiz Antonio Soares; as juízas federais da VF-Colatina, Rosália Monteiro Figueira (titular) e Juliana Montenegro Calado (substituta); e os prefeitos de Colatina e de Pancas, Leonardo Deptulski e Luiz Pedro Schumacher, além de procuradores, promotores, representantes da Ordem do Advogado do Brasil, membros do poder legislativo e representantes de instituições bancárias e associações de classe.

 

O juiz federal também fez questão de agradecer, na pessoa do engenheiro Carlos Chaves Damásio, os servidores que contribuíram com as obras e a mudança para o novo prédio.

 

A antiga área ocupada pela vara federal no Fórum estadual de Colatina possuía 220 metros quadrados, ao passo que as novas instalações – na rua Santa Maria, 46, Centro – possuem 490 metros quadrados, proporcionando mais espaço e conforto para usuários e servidores.O magistrado explicou que a mudança da vara para o novo local se deu devido à necessidade de uma área maior para atender o cidadão, em virtude do grande número de ações protocolizadas naquela subseccional – da instalação da vara federal, em 2005, até hoje, foram distribuídos quase 13 mil processos.

 

O juiz federal também destacou que a presença da Justiça Federal em Colatina contribuiu com o desenvolvimento econômico do município, tendo em vista que já viabilizou o pagamento de mais de R$ 15 milhões em requisições de pequeno valor (RPVs) naquela região. “São mais de 5 mil pessoas com seus direitos reconhecidos, impulsionando a economia do município”.

 

Homenagem

 

Após seu pronunciamento, o diretor do foro da SJES fez um agradecimento especial ao Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), na pessoa de seu presidente, desembargador Manoel Alves Rabelo, ali representado pelo diretor do Fórum estadual do município, juiz de direito Jocy Antonio Zanotelli.  O diretor do Fórum recebeu do juiz federal uma placa de homenagem por, durante mais de seis anos, ter cedido espaço e “nos acolhido de forma tão carinhosa no fórum estadual de Colatina”, conforme ressaltou Fernando Mattos.

 

Ao receber a homenagem, Zanotelli declarou que foi uma honra dividir o mesmo espaço com a Justiça Federal no fórum estadual. “Foi uma parceria muito harmoniosa”, enfatizou.

 

O juiz afirmou, ainda, que a Justiça estadual e a população colatinense foram beneficiadas com a instalação da Justiça Federal naquela cidade. “Vários processos que tramitavam na Justiça estadual (cerca de 2 mil na época da instalação da VF-Colatina) passaram a tramitar na Justiça Federal e as ações vêm sendo rapidamente resolvidas. São alvarás, pensões, resíduos de PIS/PASEP, Fundo de Garantia - valores mínimos, mas que para aquelas pessoas têm um valor maior. E a gente sabe que os processos estão sendo resolvidos, porque sempre ouve alguém comentando: resolvi aquele problema, consegui aquele benefício”.

 

O juiz de direito finalizou seu discurso destacando que “Colatina hoje está protegida com a Justiça Federal” e que “o fórum estadual está de portas abertas para a Justiça Federal, seja para qualquer evento, seja para retornar”.

 

Amor pelo Espírito Santo

 

Depois da homenagem, chegou a vez do corregedor-regional da 2ª Região, desembargador federal André Fontes, deixar sua mensagem, representando a Presidência do TRF2. O magistrado não poupou elogios ao declarar seu amor pelo Estado: “Trago no coração todos os dias, ao lado da bandeira do Espírito Santo, o sentimento que tenho por esta terra. Muito me honra vir aqui participar desta inauguração”.

 

Defensor do Espírito Santo e da interiorização da Justiça Federal, o corregedor-regional destacou que a inauguração da nova casa da JFES em Colatina demonstra a importância das varas do interior. “É a Justiça indo à sociedade e não a sociedade à Justiça. Apesar de todas as dificuldades, luto para que um dia possamos, assim como a Justiça do Trabalho, abranger quase a totalidade dos municípios”.

 

A solenidade terminou com o descerramento da placa comemorativa à inauguração das novas instalações, feita pelo corregedor-regional, acompanhado do desembargador federal Luiz Antonio Soares, do diretor do foro, das juízas federais da Vara Federal de Colatina e do diretor do Fórum estadual de Colatina.

 

A jurisdição da Vara Federal de Colatina recebe processos de execução fiscal, criminal, cível e juizados, e abrange os municípios de Colatina, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Mantenópolis, Águia Branca, Alto Rio Novo, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Marilândia, São Roque do Canaã e Baixo Guandu.

 

A Vara Federal de Colatina abriu suas portas para o público no dia 16 de novembro.

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 23/11/2011

Às 16h55