1º mutirão de processos sobre danos morais e materiais alcança 70% de acordos

 

Das 181 audiências realizadas de 17 a 20 de outubro, no primeiro mutirão de ações de danos morais e materiais contra a Caixa Econômica Federal, na Justiça Federal, em Vitória-ES, 120 acordos foram obtidos, ou seja, aproximadamente 70%.

 

Os processos, em tramitação no 1º e no 2º Juizados Especiais Federais da capital, dizem respeito a questões que podem gerar algum pedido de indenização, seja por dano material ou dano moral, como saques indevidos, problemas contratuais, financiamento estudantil, cartão de crédito, entre outros.

 

O mutirão foi organizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, que atua sob a coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, do TRF da 2ª Região.

 

As audiências foram realizadas por servidores conciliadores dos dois juizados, do Centro de Solução de Conflitos e da Vara Federal de Serra. Mais de 670 pessoas foram atendidas.

 

Um novo mutirão está previsto para a Semana Nacional de Conciliação, de 28 de novembro a 02 de dezembro, com processos envolvendo contratos comerciais da Caixa e ações relacionadas aos Correios, que tramitam nos 1º e 2º JEFs, nas 3ª, 4ª e 5ª Varas Federais Cíveis de Vitória, além Seccionais de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e São Mateus.

 

Juíza coordenadora

 

No dia 14 de outubro, por meio do Ato Nº 6, o diretor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, designou a juíza federal Cristiane Conde Chmatalik para, sem prejuízo de sua jurisdição no 2º JEF, atuar como coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Seção Judiciária do Espírito Santo, “podendo praticar todos os atos necessários à organização e realização dos trabalhos na busca da solução de conflitos por meios consensuais”.

 

 

NCS: ncs@jfes.jus.br

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 24/10/2011

17h54