2º Seminário Filosofia & Direito continua nesta semana, com professores de renome nacional

 

O 2º Seminário da Justiça Federal Filosofia & Direito, aberto na sexta-feira, 21, pelo ministro Gilmar Mendes (STF), continua nos dias 25 e 27, a partir das 16h30, com palestras de renomados professores.

 

As palestras acontecem no auditório da nova sede da JFES, em Monte Belo, Vitória. O evento está aberto ao público em geral e as inscrições podem ser feitas no Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas da Justiça Federal, pelo ncs@jfes.jus.br ou telefone 3183-5109.

 

A entrada é um quilo de alimento não perecível, que deve ser entregue ao cerimonial a cada dia de evento.

 

Confira a programação e o currículo dos palestrantes:

 

Dia 25 de outubro – terça-feira

 

16h30 – Abertura

16h40 às 17h40 - “Poder Judiciário e Hermenêutica Constitucional” –

Prof. Dr. Willis Santiago Guerra Filho

 

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, tem mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Ciência do Direito - Fakultät für Rechtswissenschaft der Universität Bielefeld e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), professor colaborador nos programas de pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, RJ, bem como da pós-graduação “lato sensuem Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

 

17h40 às 18h40 - “Nova Hermenêutica e Pós-positivismo: adoração, saturação ou renovação?”

Prof. Dr. Rodolfo Viana Pereira

 

Doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra, Mestre em Direito Constitucional pela UFMG, Especialista em Direito Eleitoral pela Universidade de Paris II e Graduado em Direito pela UFMG. Coordenador Acadêmico do IDDE - Instituto para o Desenvolvimento Democrático. Professor do Curso de Direito da UFMG e da FUMEC.

 

Dia 27 de outubro – quinta-feira

 

16h30 – Abertura

16h40 às 17h40 - “Aproximação a uma concepção fenomenológica do Direito”

Prof. Dr. Aquiles Côrtes Guimarães

 

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho. É Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor da Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

17h40 às 18h40 - “Hermenêutica Filosófica e Direito”

Juiz Federal Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha

 

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ, mestre em Direito pela UGF-RJ e doutor em Direito pela PUC-Minas. É juiz federal titular da 4ª Vara Federal Cível de Vitória-ES.

 

NCS – Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 24/10/2011

Às 14h26