CCJF abre em Vitória a exposição “A arte sacra” de Gilbert Chaudanne

 

O Centro Cultural Justiça Federal, por meio de seu núcleo capixaba, abre hoje, às 18 horas, no foyer do auditório da Justiça Federal, a exposição “A arte sacra”, do francês Gilbert Chaudanne.

 

O evento faz parte das atividades comemorativas do Mês do Servidor e está aberto ao público em geral.

 

A JFES fica na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1877, Monte Belo, Vitória.

 

Saiba mais sobre o artista

 

Gilbert Chaudanne, nome artístico de Gilbert Dubois, nasceu em 3/6/1948, em Besançon, França.

Formado em Biologia e Mestre em Geologia, Chaudanne começou a pintar e a desenhar aos 13 anos de idade e, aos 15 anos, passou a escrever, depois de ter lido “Assim falava Zaratustra”. Após os 18 anos de idade, dá início às suas viagens, da Lapônia ao Saara.

Em 1972 viaja pela América do Sul e passa pelo Brasil, que o marca culturalmente, um choque tão forte como a Índia, voltando em 1977, quando aqui se radica. Em 1985 escolhe Vitória dentre as ilhas capitais.

Escreveu para vários jornais e revistas literárias na França e no Brasil. Lecionou literatura francesa no Laos e no Brasil. Foi professor da Aliança Francesa de Vitória/ES. Em Teresina foi Diretor da Aliança Francesa, Professor do Centro de Línguas e Professor da Universidade Federal do Piauí.

Publicou 1000 exemplares de “A Passagem de Marina” e vários livros artesanais com tiragem limitada, como “A Montanha do Saber e do Não Saber e da Ilha-felicidade redonda”, com gravuras originais tiradas à mão, editado pela FCAA, tendo como editor Enyldo Carvalhinho Filho.

Fez várias exposições no Brasil e na França.

Na Arte Sacra (cristã) a marca do artista são os seus retratos da Madona.

“Das Madonas de Chaudanne não sei falar, apenas olhar, olhar e continuar a olhar”, diz a servidora Gina Valéria Coelho, do CCJF/ES, grande admiradora do artista.

 

NCS – Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Com informações de Gina Valéria Coelho

Em 14/10/2011

Às 14h11