jfes realiza 2º seminário “filosofia & direito” nos dias 21, 25 e 27 de outubro

 

A Seção Judiciária do Espírito Santo, na direção do juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, realiza sob a coordenação do juiz federal Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha e apoio da Ajufe, dos núcleos regionais da Emarf e do Centro Cultural Justiça Federal, o 2º Seminário da Justiça Federal “Filosofia & Direito”, nos dias 21, 25 e 27 de outubro, no auditório Luiz Eduardo Pimenta Pereira, na nova sede da JFES, em Monte Belo, Vitória.

 

O seminário – que faz parte das comemorações do ‘Mês do Servidor’ – será aberto pelo Ministro Gilmar Mendes (STF) e contará a presença de renomados professores, como Willis Santiago Guerra Filho (UNIRIO), Rodolfo Viana Pereira (UFMG) e Aquiles Côrtes Guimarães (UFRJ), que prestigia o evento pela segunda vez. A palestra de encerramento ficará por conta do juiz federal Ricarlos Almagro (JFES).

 

O evento é aberto ao público e você já pode se inscrever pelo ncs@jfes.jus.br, informando nome, local de trabalho ou instituição de ensino (para o caso de estudante) e telefone de contato.

 

A participação no seminário dará direito a certificado, com carga horária de seis horas, sendo duas horas para cada dia.

 

As vagas são limitadas e a entrada este ano é um quilo de alimento não perecível, que deve ser entregue ao cerimonial no dia do evento.

 

Confira a programação* e o currículo dos palestrantes:

 

Dia 21 de outubro

 

16h30 – Abertura

16h40 - Palestra com Ministro Gilmar Mendes

 

Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília, mestre em Direito e Estado, pela Universidade de Brasília, e mestre e doutor em Direito pela Universität zu Münster, Alemanha. É ministro do Supremo Tribunal Federal e professor de Direito Constitucional de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília.

 

Dia 25 de outubro

 

16h30 – Abertura

16h40 às 17h40 - “Poder Judiciário e Hermenêutica Constitucional”

Prof. Dr. Willis Santiago Guerra Filho

 

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, tem mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Ciência do Direito - Fakultät für Rechtswissenschaft der Universität Bielefeld e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), professor colaborador nos programas de pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, RJ, bem como da pós-graduação “lato sensuem Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

 

17h40 às 18h40 - “Nova Hermenêutica e Pós-positivismo: adoração, saturação ou renovação?”

Prof. Dr. Rodolfo Viana Pereira

 

Doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra, Mestre em Direito Constitucional pela UFMG, Especialista em Direito Eleitoral pela Universidade de Paris II e Graduado em Direito pela UFMG. Coordenador Acadêmico do IDDE - Instituto para o Desenvolvimento Democrático. Professor do Curso de Direito da UFMG e da FUMEC.

 

19h - Encerramento

 

Dia 27 de outubro

 

16h30 – Abertura

16h40 às 17h40 - “Aproximação a uma concepção fenomenológica do Direito”

Prof. Dr. Aquiles Côrtes Guimarães

 

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho. É Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor da Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

17h40 às 18h40 - “Hermenêutica Filosófica e Direito”

Juiz Federal Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha

 

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ, mestre em Direito pela UGF-RJ e doutor em Direito pela PUC-Minas. É juiz federal titular da 4ª Vara Federal Cível de Vitória-ES.

 

19h – Encerramento

 

* Programação sujeita a alterações

 

NCS – Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 26/09/2011

14h04