CCJF inaugura em Vitória exposição em homenagem ao Dia do Advogado

 

Em homenagem ao Dia do Advogado, comemorado no dia 11 de agosto, o Núcleo Regional do Centro Cultural Justiça Federal em Vitória (CCJF/ES) inaugura no dia 9 de agosto a exposição “Fios Nous”, da artista plástica e advogada Dayse Resende.

 

A mostra, que ficará no foyer do auditório da Seção Judiciária do Espírito Santo até 14 de setembro, traz pinturas em tela em tons monocromáticos, onde se privilegia formas orgânicas contínuas com sobreposição de grafismos livres, ressonâncias diversas, focos de multiplicidade e de dispersão das formas. Os trabalhos são formados a partir de pinturas e desenhos livres sem um compromisso formal.

 

Os pincéis utilizados nas pinturas são feitos à mão, criados pela artista a partir da experiência no laboratório de tintas da Universidade. São confeccionados em barbante, linha de costura, lã e corda e amarrados a cabos de bambu, madeira ou arame.

 

A linha que conduz a construção das imagens apresentadas, ora grossa, ora fina, está sempre presente em todo espaço da tela. Emaranhados ou em linhas soltas, os fios são traçados gestualmente formando cadeia em flor. Com o entrelaçamento das imagens formam-se as rosas. Ritmo e simplicidade são características sempre presentes nestes trabalhos.

 

Fios de alma

 

Dayse explica que o nome da exposição - “Fios Nous” – quer dizer “fios d’alma”. A palavra “Nous” é usada constantemente por filósofos para denominar diferentes conceitos e ideias. Dependendo do filósofo e do contexto, “Nous” se refere algumas vezes a uma faculdade mental ou característica, outras vezes a uma correspondente qualidade do universo ou de Deus.

 

Platão é quem mais se aproxima do meu ‘Nous’ como a parte racional e imortal da alma. É o divino e atemporal pensamento no qual as grandes verdades e conclusões emergem imediatamente, sem necessidade de linguagem ou premissas preliminares”, considera.

 

Artista plástica, advogada e produtora cultural, Dayse Resende é natural de Barbacena/MG, mas vive e trabalha em dois Estados: Espírito Santo, desde 1984, e Fortaleza, desde 2008.

 

Em seu ateliê em Vitória, localizado na Avenida Ranulpho Barbosa dos Santos, 587, sala 101, Jardim Camburi, dedica-se diariamente ao fazer artístico.

 

Formada em direito, OAB 9021, e finalista de artes plásticas pela Ufes, participou de diversos festivais de arte e cursos livres no Brasil e no Exterior. Participa de salões de arte, exposições coletivas e individuais desde 1996.

 

A exposição poderá ser visitada das 9 às 18 horas.

 

Para mais informações, fale com Gina Valéria Coelho (CCJF/ES), pelo telefone (27) 3183-5189.

 

NCS – Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

CCJF – Núcleo Regional do Centro Cultural Justiça Federal em Vitória

Em 27/07/2011

Às 13h54