JFES começa a digitalizar acervo de processos físicos

 

Ao tomar posse em abril deste ano como diretor do foro da Justiça Federal capixaba, o juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos anunciou como uma de suas principais metas a virtualização do acervo de processos físicos da Seção Judiciária. O projeto já está sendo colocado em prática. Foi iniciado nas varas da capital um projeto piloto com objetivo de virtualizar os processos físicos (em papel) que ainda não tenham sido sentenciados e que não estejam suspensos.

 

Para atender exclusivamente a essa demanda, foi disponibilizada uma estrutura física no 4º andar da nova sede do órgão. O projeto conta com a mão-de-obra de dois servidores e uma estagiária lotados no Núcleo de Distribuição (NDI), além de dois servidores cedidos pelas varas beneficiadas.

 

Os resultados são animadores. De acordo com a diretora do Núcleo de Distribuição (NDI), Ana Carla Marques dos Santos Belmiro, já foram digitalizadas todas as execuções fiscais do CRC em trâmite na 1ª Vara Federal de Execução Fiscal, totalizando 264 processos. Também foram digitalizados os três processos do acervo físico do 3º Juizado Especial Federal, que alcançou, com isso, a condição de 100% virtual. “Nesse momento, estamos trabalhando com o 2º Juizado Especial Federal, tendo digitalizado 44 processos, com previsão de virtualização de sua totalidade nas próximas três semanas, o que também o tornará 100% virtual”, comemora a diretora.

 

Segundo Ana Carla, a média semanal de páginas digitalizadas gira em torno de 15.000 para as execuções fiscais, oscilando conforme o tipo de ação. “A previsão é de que nossa capacidade de trabalho triplique com a mão-de-obra extra concedida através da Resolução 26, de 03 de junho de 2011, que agrega ao nosso quadro de estagiários de nível médio mais 13 vagas, com o objetivo exclusivo de atuar no projeto piloto de digitalização do acervo”, afirma, entusiasmada.

 

A diretora informa que as convocações para preenchimentos das vagas tiveram início no dia 13 de junho, assim que a Resolução foi publicada. Outra medida que vem sendo adotada, paralelamente ao projeto piloto, é a contratação de empresa terceirizada em digitalização. “O processo administrativo com esta finalidade já está em andamento e estamos otimistas quanto aos resultados”.

 

NCS – Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 04/07/2011

Às 18h34