Espírito Santo ganha no dia 16 órgão para promover mutirões de conciliação da Justiça Federal

 

O TRF2 e a Seção Judiciária do Espírito Santo inauguram em Vitória, na quinta-feira, 16 de junho, às 18 horas, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. O novo setor funcionará na sede da Justiça Federal do Espírito Santo (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1877, térreo, bairro Monte Belo) e será um posto avançado do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 2ª Região, localizado no prédio do TRF2, no Rio.

E a agenda do novo órgão já começa anotada com eventos importantes. O primeiro está na pauta de agosto, quando, entre os dias 1º e 5, será organizado mutirão de conciliação com processos que discutem contratos firmados com a Caixa Econômica Federal, envolvendo o financiamento da casa própria através do Sistema Financeiro da Habitação SFH. Serão levados para as mesas de negociação entre os cidadãos e o banco cerca de 220 processos. Já para setembro, há a previsão de novos mutirões de conciliação em que, como sempre, as audiências são conduzidas por juízes federais da 2ª Região.     

 

A criação do Centro Judiciário, assim como a do próprio Núcleo Permanente no Tribunal, atende à Resolução nº 125, de novembro de 2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento dos conflitos.  Em abril, a presidente do TRF2, desembargadora federal Maria Helena Cisne, assinara a Resolução nº 15, que, ao instituir o Núcleo, reestruturou o Gabinete de Conciliação da 2ª Região, cuja atuação, desde outubro de 2006, garantiu a realização de cerca de 5,5 mil audiências, com aproximadamente 3,7 mil acordos firmados, em mutirões distribuídos entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Entre outras autoridades, a solenidade de inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania contará com a presença da desembargadora federal Maria Helena Cisne, do diretor do  Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 2ª Região, desembargador federal Guilherme Calmon, e do diretor do Foro da Seção Judiciária do Espírito Santo, juiz federal Fernando Mattos.

 

Assessoria de Comunicação Social do TRF da 2ª Região