Mutuários do SFH recebem certificados na solenidade de encerramento do mutirão de conciliação

 

“Vim aqui buscar o documento da minha casa”, disse, orgulhoso, o senhor Silvio Ferreira - primeiro mutuário a chegar à solenidade encerramento do mutirão de audiências de conciliação em processos relacionados ao Sistema Financeiro de Habitação, realizada nesta manhã, no auditório da Justiça Federal do Espírito Santo, em Vitória.

 

Com a presença da diretora do Gabinete de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargadora federal Liliane Roriz, a cerimônia marcou a entrega dos certificados de participação e acordo no mutirão promovido de 29 a 31 de março, sob a coordenação do TRF2 e da JFES, com a participação da Caixa Econômica Federal e da Empresa Gestora de Ativos (Emgea).

 

O mutirão contou com a participação das juízas federais do Rio de Janeiro, Marcella Araújo da Nova Brandão e Andréa Cunha Esmeraldo, Roberto Gil Leal Faria (coordenador no Espírito Santo), Gustavo Moulin Ribeiro, Marcelo da Rocha Rosado, Karina de Oliveira e Silva, Juliana Montenegro Calado, Maria Cláudia de Garcia Paula Allemand, Fernando Cesar Baptista de Mattos e Paulo Gonçalves de Oliveira Filho.

 

As audiências estavam distribuídas entre as 2ª, 3ª, e 4ª Varas Federais Cíveis e o 2º Juizado Especial Federal de Vitória e a Vara Federal Cível de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Cerimônia

 

A solenidade de encerramento foi conduzida pela juíza federal Marcella Araújo da Nova Brandão, do Rio de Janeiro, que, depois de lembrar o luto oficial de 7 dias pelo falecimento do Ex-Vice-Presidente da República, José Alencar, agradeceu o apoio do juiz federal Roberto Gil Leal Faria, que coordenou os trabalhos no Espírito Santo, e aos juízes federais da Seccional capixaba, pelo empenho e participação.

 

Após registrar a presença dos juízes federais Marcelo da Rocha Rosado, Gustavo Moulin Ribeiro, Karina de Oliveira e Silva e Juliana Montenegro Calado, da advogada Patrícia Santos da Silveira, representando o presidente da OAB/ES, de procuradores, advogados, servidores e mutuários, a magistrada convidou o diretor de recuperação de crédito de pessoas físicas da Emgea, Eugen Smarandescu Filho, para fazer seu pronunciamento.

 

O diretor destacou a importância da conciliação. “Saímos de uma situação em que um ganha e o outro perde e passamos para outra em que os dois lados ganham. “É uma iniciativa muito louvável da Justiça Federal. O TRF2 tem adotado bastante essa prática, que traz benefícios tanto para o mutuário quanto para a Justiça e a Engea”.

 

O próximo a falar foi o diretor do foro em exercício, juiz federal Alexandre Miguel, que cumprimentou a desembargadora Liliane Roriz pela iniciativa de trazer para o Espírito Santo um mutirão tão importante. “Alguns direitos são bem especiais para o dia-a-dia do cidadão. E ter uma moradia sem nenhum problema, sem nenhuma dívida, dá um sentimento de cidadania muito grande”.

 

Resultados

 

Encerrando os pronunciamentos, Liliane Roriz destacou que no dia 30 de março completou 18 anos de magistratura e que já naquela época, em 1993, encontrou varas federais cíveis ‘inundadas’ de processos do SFH. “Eu e o Dr. Guilherme Calmon (desembargador federal), que me substituirá na coordenação do Gabinete de Conciliação, entendemos que não é possível uma questão que atinge tantas pessoas não ser resolvida de forma política, principalmente numa área tão sensível”, enfatizou. “O que a casa própria representa para o cidadão? A sua moradia, o seu sossego, o local onde vai ter paz, abrigo. E acaba deixando de ser o lugar do sossego, por conta de não conseguir dormir, pensando que teria uma dívida muito maior do que poderia arcar”, considerou.

 

“Para demonstrar a importância dessa semana de conciliação é que fazemos essa cerimônia de encerramento”, explicou a desembargadora, que avaliou como excelentes os resultados: foram realizadas 70 audiências, obtidos aproximadamente 44% de acordos, e arrecadado R$ 1,5 milhão, que vai direto para o FGTS do trabalhador.

 

Carinho pelo Espírito Santo

 

Este foi o último evento da desembargadora federal Liliane Roriz na direção do Gabinete de Conciliação e ela fez questão de que fosse no Espírito Santo. “Tenho um carinho especial por este Estado, até porque tenho Espírito Santo no meu nome (Liliane Espírito Santo Roriz de Almeida). Vou assumir a Escola de Magistratura Federal da 2ª Região e quero continuar fazendo muitos eventos aqui”, revelou.

 

Entrega de certificados

 

Liliane Roriz convidou para receber seus certificados os mutuários Sílvio Ferreira, Sueli Falcão (representada pelo advogado Elivaldo de Oliveira), Abenilton Hipólito de Araújo (representado pelo advogado Elivaldo de Oliveira), Rosana Alves Vieira Batista e seu esposo Jorge (que recebeu em nome do casal) e Therezinha Souza Santos, que assinou seu acordo ali mesmo, naquele exato momento, demonstrando a simplicidade e o caráter informal do mutirão.

 

Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas

Em 01/04/2011

Às 17h04