Via Legal tem edição especial sobre Imposto de Renda

 

Nesta semana, o programa Via Legal é dedicado aos mais de 24 milhões de brasileiros obrigados a declarar Imposto de Renda em 2011. O prazo para que as informações sejam enviadas à Receita Federal começou no início de março e termina no fim do mês de abril. Quem não declarar o imposto pode ser multado e ainda responder a processo judicial.

 

Direto de Porto Alegre, Analice Bolzan  explica quais as regras a serem seguidas neste ano e porque é tão importante não deixar a obrigação para a última hora. A reportagem também mostra passo a passo o que diz a norma e que cuidados precisam ser tomados para evitar dor de cabeça neste acerto de contas.

 

De São Paulo, o destaque é uma novidade que significa cidadania para casais homossexuais. Pela primeira vez, o governo brasileiro permite que o companheiro seja incluído na lista de dependentes de contribuintes que mantêm relações homoafetivas.  Erica Resende conversou com brasileiros beneficiados pela alteração na norma. O avanço é apontado como mais uma vitória contra o preconceito que ainda atinge uma parcela significativa da sociedade.

 

O programa também aborda a tentativa de servidores públicos que continuam trabalhando quando poderiam estar aposentados. A intenção, discutida em dezenas de ações que chegaram aos tribunais, é se livrar dos descontos do Imposto de Renda sobre o valor da gratificação paga pelo governo federal. O incentivo, uma espécie de abono de permanência, significa economia para os cofres públicos, mas nem assim a Receita Federal abre mão da cobrança. A reportagem é de Viviane Rosa.

 

Juliano Domingues destaca o cerco da fiscalização aos inadimplentes e, principalmente, aos sonegadores. Esgotadas as possibilidades de cobrança na esfera administrativa, o governo repassa à Justiça a função de encontrar e exigir o pagamento dos devedores. Parte do dinheiro arrecadado com o tributo é usada no financiamento de programas públicos.

 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com    

 

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

 

TV JUSTIÇA

 

30 de março  21h

02 de abril 18h30

04 de abril 21h30

 

 

REDE CULTURA

 

02 de abril  8h

04 de abril 7h

 

 

TV BRASIL

(Brasília – canal 02)

 

03 de abril 6h

 

Equipe Via Legal

Em 28/03/2011