Presidente do TRF2 e diretor do foro da JFES inauguram nova sede da Justiça Federal em Vitória

 

Será inaugurada nesta sexta, dia 19 de novembro, às 16 horas, pelo desembargador federal Paulo Espirito Santo, presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, e pelo juiz federal Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha, diretor do foro da JFES, a nova sede da Justiça Federal do Espírito Santo.  Construída sobre um terreno de 13.226,46 m2, a nova sede abrigará as doze varas e os três juizados federais de Vitória, hoje espalhados em três prédios localizados na Cidade Alta, na Av. Getúlio Vargas e no Centro Integrado de Cidadania, em Maruípe, além dos setores administrativos, responsáveis pelo suporte à área-fim.

 

Sua localização, na Av. Beira-Mar, 1877, Ilha de Monte Belo, é privilegiada, de fácil acesso à população que vem dos bairros da Zona Norte, bem como da região central e do município de Vila Velha, pela Terceira Ponte.

 

Funcional

 

“O prédio foi projetado para ser, antes de tudo, funcional, além de confortável, para atender juízes, servidores e usuários”, disse Flávio Roitman, arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico.

 

Sua estrutura contará com estacionamento para os públicos interno e externo, uma das maiores dificuldades enfrentadas hoje pelos servidores e usuários da Justiça Federal em Vitória. 

 

Acessibilidade

 

A preocupação com a acessibilidade foi uma constante desde a execução do projeto.  Nos elevadores, por exemplo, a sinalização em braile e o avisador sonoro auxiliam os deficientes visuais.  Há ainda sanitários adaptados em todos os pavimentos, balcões para atendimento sentado nas varas e juizados, e rampas internas com corrimão baixo, para facilitar a circulação dos cadeirantes pelo prédio. 

 

Os balcões para atendimento sentado, aliás, foram projetados pelo engenheiro Carlos Chaves Damásio, diretor do Núcleo de Obras e Manutenção (NOM) e responsável, com sua equipe, pelo gerenciamento do empreendimento, em conjunto com a servidora Cláudia Campagnaro Machado Dal Moro, da Seção de Projetos e Obras (Sepro/NOM), mediante ideia da servidora Neidy Aparecida Emerick Torrezani, diretora do 2º JEF.

 

Os gastos com a construção da nova sede da JFES chegam ao custo estimado de R$ 35.811.239,00.

 

Lisura

 

Todo o processo de construção vem sendo acompanhado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que elogia em seus relatórios a lisura de todo o procedimento e a condução rigorosa do empreendimento, mesmo diante das grandes dificuldades e imprevistos verificados durante sua execução.

 

Mudança

 

A mudança das varas e juizados federais deve ocorrer nos primeiros meses de 2011.  A comissão de mudança instituída pelo diretor do foro da JFES elaborará cronograma, que será executado ao longo de aproximadamente três meses.  O galpão será o primeiro imóvel a ser desocupado pela JFES.  Localizado na Av. Carlos Lindenberg, em Vila Velha, ele abriga cerca de 1000m3 de materiais de almoxarifado, de informática e móveis que serão acomodados no prédio anexo à nova sede até dezembro deste ano.

 

Não haverá, inicialmente, mudança nos locais de atendimento da Justiça Federal, varas e juizados.  Quando isso ocorrer, será amplamente divulgado para juízes, servidores e usuários.

 

Seção de Comunicação Social

Em 17/11/2010.

10h47