Alterada consulta processual da JFES

 

Os usuários do site da JFES contam, desde terça-feira (dia 13 de julho), com uma novidade na consulta processual.  A alteração na página inclui, a partir de agora, um sistema tipo ‘Captcha’, que evita a ação de softwares automatizados que fazem a varredura de base de dados para capturar andamentos e peças de processos.

 

Segundo o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da JFES, Thiago Gegenheimer Bremenkamp, esses softwares automatizados “degradam os sistemas processuais, causando prejuízos aos trabalhos internos e para aqueles que utilizam os serviços do processo eletrônico”.

 

Acessibilidade

 

Ainda de acordo com o diretor, a atual versão do sistema ‘Captcha’ disponível na página de consulta processual do site da Justiça Federal capixaba (www.jfes.jus.br) permite maior acessibilidade. “O mecanismo do ‘captcha’ com imagens foi retirado anteriormente por determinação do Presidente do TRF2, porque pessoas com dificuldades visuais (idosos, daltônicos, cegos com software de leitura de texto, pessoas com redução da capacidade visual) não estavam conseguindo acessar a consulta. A consulta em modo totalmente textual permite que eles leiam o texto ou que o programa de leitura de telas que os usuários cegos utilizam faça a leitura”, explica Thiago.

 

Pergunta na tela

 

O usuário deve ficar atento à pergunta que aparece na tela, que pode solicitar, por exemplo, a quantidade de algarismos, de consoantes ou vogais. Quando a resposta à pergunta for zero ou nenhum, o quadrinho a ser preenchido é o que se encontra no final da página. Thiago Bremenkamp considera que “nas primeiras tentativas podem ocorrer erros, mas com a prática as pessoas passam a acertar na primeira tentativa, por que o padrão das perguntas não muda muito. Atualmente, pergunta-se “quantas” ou “quais” são “vogais”, “algarismos” ou “consoantes”.

 

Consulta especial

 

O diretor do NTI lembra que os advogados que quiserem consultar os processos sem ter que responder às perguntas do Captcha podem optar pelo sistema de consulta especial, que não possui Captcha. Para isso, basta que se cadastrem no processo eletrônico. Saiba como se cadastrar.

 

 

Seção de Comunicação Social

Em 19/07/2010

16h33