16/07/2010 - Alteração na página de consulta processual da JFES melhora acessibilidade

 

Os usuários do site da JFES contam, desde terça-feira (dia 13 de julho), com uma novidade na consulta processual.   A alteração na página inclui, a partir de agora, um sistema tipo ‘Captcha’, que evita a ação de softwares automatizados que fazem a varredura de base de dados para capturar andamentos e peças de processos.

 

Segundo o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da JFES, Thiago Gegenheimer Bremenkamp, esses softwares automatizados “degradam  os sistemas processuais, causando prejuízos aos trabalhos internos e para aqueles que utilizam os serviços do processo eletrônico”.

 

Acessibilidade

 

A atual versão do sistema ‘Captcha’ disponível na página de consulta processual dos sites da Justiça Federal capixaba (www.jfes.jus.br) e carioca (www.jfrj.jus.br) permite maior acessibilidade por parte de usuários com deficiência visual, daltonismo, idosos com dificuldades visuais, dentre outros.

 

“O sistema ‘Captcha’ atual permite que programas utilizados por pessoas com tais limitações façam a leitura de seu texto ou utilizem programas que ‘leiam’ o seu texto, o que não ocorria com o sistema utilizado anteriormente”, esclareceu o diretor do NTI.

 

Pergunta na tela

 

O usuário deve ficar atento à pergunta que aparece na tela, que pode solicitar, por exemplo, a quantidade de algarismos, de consoantes ou vogais.  Quando a resposta à pergunta for zero ou nenhum, o quadrinho a ser preenchido é o que se encontra no final da página.

 

Seção de Comunicação Social

Em 16/07/2010.

15h08