Doação de livros contribui para a ressocialização nos presídios


    A Seção Judiciária do Espírito Santo entregou hoje, à Secretaria de Estado da Justiça (Sejur), cerca de 250 livros e revistas doados por servidores e usuários da Justiça Federal para as bibliotecas dos presídios capixabas. Esta foi a segunda remessa doada pela SJES dentro da campanha encabeçada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

   
A campanha de doação de livros às bibliotecas dos presídios foi lançada em todo o país em outubro do ano passado. O Espírito Santo arrecadou mais de 1000 títulos, sendo 550 oriundos da Justiça Federal. Os livros entregues hoje pela Seção Judiciária irão para a biblioteca da Penitenciária de Segurança Máxima 2, em Viana. Tratam-se de obras de cunho literário, artístico, científico, técnico, documentativo e religioso, que podem contribuir – e muito – para a ressocialização dos detentos.

   
“Os presos têm desejo de conhecimento”, afirma o assistente técnico do Programa Educacional da Diretoria de Ressocialização da Sejur, Max de Oliveira Ferreira. Segundo ele, que acompanha há 10 meses o trabalho educacional nas unidades prisionais do Estado, é notório o interesse dos detentos quando chegam novos livros às bibliotecas. “Às vezes me surpreendo com um deles me perguntando se chegou alguma obra de Machado de Assis”, relata. Ele observa que à medida que o detido lê mais ele se interessa pelos estudos, traça novas perspectivas e influencia positivamente seus companheiros de cela. Os livros preferidos, de acordo com Max, são os de literatura, filosofia, comportamento e religião.

   
A campanha de doação de livros foi encerrada, mas quem ainda desejar fazer doações pode entrar em contato com a Sejur pelo telefone (27) 3132-1847.

   
(Seção de Comunicação Social, em 28 de abril de 2008)