Seção Judiciária publica 1º Edital de Eliminação de Documentos e Processos Administrativos


    O Edital de Eliminação de Documentos e Processos Administrativos da SJES já está disponível na página da Justiça Federal do Espírito Santo, na internet (www.jfes.gov.br), no ícone “Gestão Documental” e nos murais dos prédios desta Seção Judiciária.  Os interessados terão prazo até o dia 07/04/2008 para analisar os termos do edital e a listagem dos documentos e processos administrativos a serem eliminados e, sendo o caso, requerer a guarda de documento ou processo. 

    S
egundo a Diretora do Núcleo de Apoio Judiciário e também Coordenadora do Grupo, Vera Ely Massariol, “o trabalho de organização, avaliação e classificação dos documentos e processos administrativos que resultou neste 1º Edital de Eliminação é fruto de uma ação conjunta entre a Direção do Foro, o Grupo de Avaliação e Gestão Documental, a Secretaria Geral, os Cartórios, os Núcleos e as Seções do Administrativo”.

    Vera Ely destaca que “a eliminação de documentos e processos é uma das etapas da Gestão Documental, que acaba se realçando dentre as demais porque impacta diretamente na liberação de espaço físico, necessidade cada vez maior em virtude do crescimento no volume de processos e documentos gerados diariamente nas instituições do Poder Judiciário. Ainda, segundo a Diretora, “os documentos e processos administrativos eliminados neste 1º Edital proporcionarão a liberação de uma área de 5,40 m2 ou
81,40 metros lineares”.

    A Gestão Documental está amparada nas Resoluções números 217, de 1999; 359 e 393 de 2004, do Conselho da Justiça Federal e tem como objetivo principal a preservação da memória da instituição. 

   
(Núcleo de Apoio Judiciário, em 22 de fevereiro de 2008)