Juiz apresenta atual estágio do sistema E-JUD aos membros do CJF


    Os membros do Colegiado do Conselho da Justiça Federal (CJF) conheceram o atual estágio dos trabalhos de desenvolvimento do Sistema Processual Único da Justiça Federal (E-Jud). A apresentação foi feita pelo juiz federal Alexandre Libonatti, da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, membro da Comissão Nacional do E-JUD, durante sessão do CJF realizada nesta sexta-feira (27), no Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro.  “Gostaria que os Senhores tivessem a mesma alegria que os participantes dessa comissão têm. Trata-se de uma das maiores iniciativas feitas na Justiça Federal, um projeto ambicioso e complexo, que está mobilizando praticamente 300 pessoas, mas que tem caminhado rapidamente”, comemorou Libonatti.

   
Além de unificar os sistemas de consulta processual dos cinco tribunais regionais federais e respectivas seções judiciárias, o sistema E-JUD permitirá o acompanhamento de todas as fases do processo e a adoção de um modelo único de processo virtual. De acordo com o cronograma apresentado por Libonatti, o E-JUD deve estar pronto para utilização em abril de 2009. Doze grupos temáticos estão trabalhando na definição das funcionalidades do novo sistema, cada um deles encarregado de reunir informações sobre fases específicas do processo judicial.

   
“Essa disposição, essa demonstração de esperança e de coragem se transmite a nós todos, integrantes do Conselho, com a certeza de que o Poder Judiciário brasileiro começa se integrar”, exclamou o presidente do CJF, também presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Gomes de Barros, referindo-se aos trabalhos da Comissão.

    (Assessoria de Imprensa do CJF, 30 de junho de 2008)