Estréia do quadro Guia do Advogado em destaque na Rádio Justiça


    O Jornal da Justiça – 1ª Edição estréia nesta quarta-feira (25) o quadro Guia do Advogado. O tema inaugural é o papel desse profissional enquanto negociador. É comum o advogado atuar como negociador em casos de seqüestro, partilha de bens, separação. O quadro é semanal e, na estréia, a jornalista Juliana Batista entrevista o especialista Paulo Neme. 

   
O sistema que permitirá a qualquer cidadão ter acesso a dados estatísticos do Judiciário de todo o país é outro destaque do noticiário. O Sistema Justiça Aberta foi lançado nesta terça-feira (24) pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes. Acompanhe a cobertura completa.

   
Saiba também até que ponto se justifica o tratamento penal desigual concedido a terroristas e outros réus de alta periculosidade. Esse é um dos assuntos da entrevista concedida pelo jurista Luiz Flavio Gomes, que em julho participa do II Congresso Internacional de Direito, em Buenos Aires. O Jornal da Justiça – 1ª Edição começa às 6h. 

   
Lei que inibe consumo de bebida alcoólica por motoristas em debate no Espaço Forense 

    O
motorista flagrado ao volante após consumo de bebida alcoólica em qualquer quantidade poderá ser penalizado com a suspensão da carteira por um ano e o pagamento de multa pela infração, considerada gravíssima. Antes os condutores podiam dirigir depois ingerir algo equivalente a dois chopes, agora a tolerância é zero. A medida vale também para quem se recusar a fazer o teste do bafômetro. As mudanças estão previstas em lei já sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sobre o assunto, o Espaço Forense desta quarta-feira (25) entrevista o advogado e consultor de Trânsito Marcelo José Araújo e o consultor jurídico do Ministério da Justiça, Rafael Favetti. Também participa do programa o chefe de Fiscalização de Trânsito do Detran/DF, Silvain Fonseca. A partir das 11h.

   
Hora Legal discute juizados especiais em estádios

   
Durante o jogo Grêmio x Atlético Paranaense, realizado nesta semana no estádio Olímpico, em Porto Alegre, foram registrados quatro delitos envolvendo cinco torcedores no posto do Juizado Especial Criminal (JECrim), que funciona no local. Os torcedores foram flagrados em três situações: ato obsceno, posse de droga e promoção de tumulto. Em todos os casos foram aceitas as propostas de pagamento de multa no valor de R$ 120. Quatro dos cinco torcedores também estão proibidos de assistir aos próximos três jogos do Grêmio no Olímpico. As audiências foram presididas pelo juiz Felipe Keunecke de Oliveira. Com o JECrim nos estádios, crimes de menor potencial ofensivo, como porte de drogas, arruaças e atos de vandalismo ocorridos antes, durante e após a disputa são resolvidos rapidamente. Para mais detalhes, o Hora Legal entrevista o juiz Felipe Keunecke de Oliveira, titular da Vara de Porto Alegre.

   
Radioagência Justiça

   
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

   
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.

    (Redação da Rádio Justiça, em 25 de junho de 2008)