Rádio pirata é tema de novela da Rádio Justiça


    Genival é um representante de vendas que ficou desempregado. Aos 40 anos de idade e ainda morando com a mãe, dona Célia, ele entra em desespero e decide montar uma rádio pirata para ganhar um dinheiro. Nasce, assim, a Bucaneira FM. A audiência da rádio se resume, basicamente, à Dona Célia e ao controle de Virgínia, a noiva de Genival. Só que ele não percebe que está passando por cima da legislação brasileira, ao manter uma rádio sem concessão para fins comerciais e não pagar os direitos autorais das músicas executadas. 

   
Esse é o tema da novela Bucaneira FM. A história estréia na segunda-feira, dia 23.     

   
Histórico

   
O Justiça em Cena é um projeto da Rádio Justiça iniciado em 2004, quando da inauguração da emissora. Retomado e reelaborado em 2007, o programa já está na 9ª edição. Entre as edições anteriores, Bola Fora abordou a Lei Maria da Penha e os Juizados de Conciliação. Em Nome da Honra retratou os crimes cometidos em defesa da honra. Reunião de Família enfocou a reinserção de ex-presidiários na sociedade. Alice no País do Trabalho falou das formas ilegais de exploração do trabalho. Liquidação de Emoções tratou do Direito do Consumidor e das relações de consumo, e As Aventuras do Defensor Público enfocou o dia-a-dia desse profissional do Direito. A última, Osso Duro, é sobre a banalização dos chamados danos morais.

   
Em novembro de 2007, Justiça em Cena foi considerado "Melhor Programa de Rádio" pelo 5º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Todos os dias, de segunda a sexta, um capítulo novo para contar histórias de fatos e de Direito.

O projeto conta com a colaboração de técnicos, editores e repórteres da Rádio e da TV Justiça. Bucaneira FM tem as vozes de Jane Costa, Odete Rocha, Roberto Rosemberg e William Galvão. O roteiro é de Guilherme Macedo; direção, Viviane Yanagui e sonoplastia, Marcus Tavares.

   
No ar

   
Bucaneira FM será veiculada em nove horários, de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.

   
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br. O áudio de todas as radionovelas produzidas está disponível no site.

    (Redação da Rádio Justiça, em 23 de junho de 2008)