Violência contra idosos entre os temas da Rádio Justiça


    Dados do Ministério da Saúde revelam que as violências e os acidentes são responsáveis por 3,5% das mortes de idosos no Brasil. Anualmente, 93 mil idosos são internados em hospitais públicos em conseqüência de quedas (53%), violência e agressões (27%) e acidentes de trânsito (20%). Esse é um dos destaques do Jornal da Justiça – 1ª Edição desta quinta (12). A promotora de Justiça do Distrito Federal Sandra Julião é quem fala sobre o assunto.  

   
O noticiário repercute ainda dois casos esdrúxulos de multas por excesso de velocidade. Um motorista foi flagrado a 4.800 km/h em Blumenau (SC) e outro a 880 km/h em Niterói (RJ). O secretário de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes de Niterói, Hermínio Tortelly, fala sobre o caso registrado na cidade fluminense.

   
Mais: a emissão de ofícios com informações sobre antecedentes criminais entre o Judiciário e os órgãos de identificação estadual deve acabar até o mês de agosto. Esse também é um dos destaques do noticiário. O Jornal da Justiça – 1ª Edição vai ao ar das 6h às 8h.

    E
spaço Forense transmitido do Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado

   
O Espaço Forense desta quinta e sexta-feira (12 e 13) será transmitido diretamente do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, local de realização do Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas. O encontro de quatro dias termina na sexta e já contou com a participação dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. O evento é organização pela Escola de Advocacia-Geral da União. 

   
O Acesso e a Efetividade da Justiça é o tema da palestra marcada para as 9h desta quinta. A ministra do STF Cármen Lúcia está entre os palestrantes. A partir das 11h de sexta o presidente do STF volta a participar do encontro para falar sobre o protagonismo do Supremo nos 20 anos de Constituição. O Espaço Forense começa às 11h. 

    O
nda de Invasões em protesto contra empresas estrangeiras em discussão no Hora Legal

   
Integrantes dos movimentos dos trabalhadores rurais sem-terra (MST), dos atingidos por barragens (MAB), dos pequenos agricultores (MPA) e da Via Campesina iniciaram nesta semana uma onda de invasões em 13 estados para protestar contra a atuação de empresas estrangeiras no país. As manifestações incluem bloqueio de rodovias e estradas de ferro, ocupação de fazendas e fechamento de porto. Os protestos fazem parte da Jornada de Luta da Via Campesina Contra o Modelo Energético e Econômico e Contra as Transnacionais. Para falar sobre a propriedade e sobre os direitos ambientais e dos moradores de áreas alagadas, o Hora Legal entrevista o advogado militante e jornalista Augusto Ribeiro Garcia. A partir das 8h.

   
Radioagência Justiça

   
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

   
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.

    (Redação da Rádio Justiça, em 12 de junho de 2008)