TV Justiça inaugurará transmissão em canal aberto digital em SP


Solenidade nesta 6ª feira (18) será presidida pelas presidentes do STF, Ellen Gracie, e do TRF3, Marli Ferreira
    A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie Northfleet, e a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS), desembargadora federal Marli Ferreira, irão presidir nesta sexta-feira (18/04), às 15h, a cerimônia que marcará o início das transmissões do canal digital da TV Justiça na cidade de São Paulo. A solenidade será realizada na sede do TRF3 – Avenida Paulista, 1.842, 25º andar.
    A transmissão pelo canal 67, inicialmente em caráter experimental que deve durar um ano, tem por objetivo permitir ajustes técnicos e operacionais, bem como experiências com a multiprogramação (cada canal digital comporta pelo menos quatro programações simultâneas) e interatividade. Neste período, utilizará um transmissor de baixa potência – 200 watts. O investimento está estimado em R$ 600 mil durante os próximos 12 meses.
    Multiprogramação e interatividade são os dois recursos tecnológicos que estão motivando as emissoras públicas a investirem na transmissão digital. Soma-se a isso o fato de que o canal digital é, hoje, a melhor e, em municípios como São Paulo, o único caminho para transmissão em sinal aberto e, portanto, gratuito. “Este é o caminho natural de um canal público”, afirma o coordenador da TV Justiça, Celso Fontão. 
    A TV Justiça foi criada pela chamada Lei do Cabo, que regulamentou a exploração dos serviços de TV por assinatura no Brasil. Em 2006, inaugurou seu primeiro canal aberto (53/UHF) em Brasília, com sinal analógico. Nesta quarta-feira (16), a emissora está dando início às transmissões digitais na Capital Federal igualmente em caráter experimental, quando passará a ocupar o canal 52.
    O evento será um dos últimos compromissos da ministra Ellen Gracie como presidente do STF, cargo que transmitirá no próximo dia 23/04 ao ministro Gilmar Mendes.

www.trf3.gov.br