Via Legal fala sobre armas de fogo sem registro no país


A estimativa é de assustar: mais de 10 milhões de armas sem registro circulam no país. Boa parte delas está em poder do crime organizado. Este é um dos temas abordados no Programa da semana entre os dias 9 e 15 de abril. No Rio de Janeiro, um delegado foi à justiça em busca do direito de usar no trabalho o arsenal que tem em casa. A repórter Viviane Rosa mostra o desfecho desta proposta ousada. 

Em outra reportagem, o programa discute um assunto que, apesar de ter sido resolvido na esfera administrativa há mais de uma década, ainda é questionado nos tribunais. Vera Carpes conta porque a privatização da maior produtora de minério do mundo, a brasileira Vale, gera tanta polêmica. Em 2007, a empresa lucrou mais de R$ 20 bilhões.

No Rio Grande do Sul, profissionais prejudicados pelos atrasos dos vôos reagiram. Os advogados gaúchos venceram a briga e por ordem da justiça as empresas aéreas estão obrigadas a fornecer um documento que comprove o motivo da perda de compromissos importantes. Analice Bolzan mostra os efeitos da medida.

Direto de Recife, Juliano Domingues apresenta a trajetória de uma mobilização da sociedade para tirar do papel a nova Superintendência  do Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene. O órgão é considerado fundamental para o desenvolvimento de toda a região.

O roubo de obras de Pablo Picasso e Candido Portinari do Museu de Arte de São Paulo no ano passado confirmou a existência de um problema antigo no Brasil: a fragilidade do sistema que guarda peças importantes para o patrimônio cultural do país. Nesta semana, o Via Legal reapresenta o caso de uma escultura atribuída a Aleijadinho e que pode ter sido retirada da uma igreja de Minas Gerais.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV BRASIL - DF
(canal  2)
Dia 12 de abril às 8h30

TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 09 de abril às 21h45
Dia 12 de abril às 10h30
Dia 14 de abril às 12h30

REDE DA TV EDUCATIVA
Dia 12 de abril às 8h30

REDE CULTURA 
Dia 12 de abril às 8h

www.jf.gov.br