Operação Carta Branca e guarda compartilhada entre os destaques da Rádio Justiça


    O promotor do Grupo de Atuação Especial Regional de Prevenção e Repressão ao Crime Organizado Marcelo Oliveira conta os detalhes da Operação Carta Branca, que prendeu vários envolvidos na venda de carteiras de habilitação na Grande São Paulo. Esse é um dos destaques do Jornal da Justiça desta quinta (5). 

   
O noticiário apresenta também a primeira das duas reportagens especiais sobre guarda compartilhada. A repórter Roniara Castilhos explica os três modelos de guarda existentes no país para filhos de casais separados. A guarda compartilhada foi aprovada pela Câmara dos Deputados em maio e depende apenas da sanção presidencial para entrar em vigor. 

   
Acompanhe ainda a quarta reportagem especial sobre o destino das pesquisas com células-tronco embrionárias após julgamento favorável do Supremo Tribunal Federal. A matéria é assinada pelo repórter Adriano Oliveira. O Jornal da Justiça – 1ª Edição vai ao das 6h às 8h.

   
Dia Mundial do Meio Ambiente é tema do Espaço Forense

   
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, data de realização da primeira conferência mundial sobre o tema. O evento foi na Suécia. Para explicar as principais normas criadas para proteger a natureza, o Espaço Forense desta quinta (5) conversa com o promotor Eduardo Lima de Matos, diretor da Escola Superior do Ministério Público de Sergipe. O professor da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul Luiz Augusto Stumpf Luz e o desembargador da 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Rogério Medeiros Garcia de Lima também participam do programa. Eles falam sobre a responsabilidade pelo dano ambiental. A partir das 11h. 

   
O direito da pessoa com deficiência em debate no Hora Legal

   
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) realiza na sexta-feira (6) o “1º Seminário Sensibilizar - Um Novo Olhar sobre Acessibilidade”. As políticas públicas para as pessoas com deficiência estão entre os temas do encontro. O seminário é promovido pelo Serviço de Ambientação e Adaptação de Pessoas do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas do TJ/RJ. Sobre o tema, o Hora Legal entrevista o assessor do Serviço de Ambientação e Adaptação de Pessoas Márcio Castro de Aguiar. 

   
Também no programa desta quinta, o procurador-geral do Trabalho, Otávio Brito Lopes, fala sobre a promoção do emprego rural para reduzir a pobreza, tema da 97ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O evento ocorre até 13 de junho e conta com a participação de representantes dos 181 países membros da OIT. O Hora Legal começa às 8h. 

   
Radioagência Justiça

   
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

   
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.

    (Redação da Rádio Justiça, em 05 de junho de 2008)