Juízes Federais vão às urnas 1


 

Duas chapas concorrem às eleições da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), no dia 18 de abril. Os juízes federais escolherão o sucessor de Walter Nunes da Silva Júnior para dirigir a entidade no biênio 2008/2010.

Pela situação, Fernando Mattos, 34, titular da 1a. Vara Federal de Execução Fiscal de Vitória (ES) e vice-presidente da Ajufe na 2a. Região, encabeça a chapa "Ajufe Independente e Democrática".

Pela oposição, Fernando da Costa Tourinho Neto, 64, juiz e ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 1a. Região, além de ex-presidente da Ajufe (1998/2000), lidera a chapa "Ajufe Forte e Combativa".

Mattos é natural de São Paulo, juiz federal desde 2000, formou-se em Ciências Jurídicas pela UERJ, onde obteve o título de mestre em Direito Público em 2003. Foi procurador da Comissão de Valores Mobiliários e procurador da Fazenda Nacional. Atuou em diversas comissões temáticas da Ajufe, entre elas as de reforma dos códigos de processo penal e civil, a que tratou da ampliação da Justiça Federal e a que estudou a participação da Ajufe na Encla (Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro. É professor licenciado de Direito Tributário da Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes.

Tourinho Neto é natural de Salvador, juiz federal desde 1979, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, onde fez pós-graduação com especialização em processo. Começou sua carreira profissional como bancário, foi solicitador acadêmico e promotor público. É membro da Associação Juízes para a Democracia e do Instituto dos Advogados da Bahia, entre outras entidades. Entre as atividades de ensino, assumiu, em 1986, a cadeira de Processo Penal da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador.

Escrito por Fred às 00h00

(Portal uol.com.br/blog do Frederico Vasconcelos, em 05/03/2008)