22 é Dia De Arte Site E Intranet

A Justiça Federal do Espírito Santo realizou, na tarde de 26 de outubro, às 16h, em parceria com a advogada e galerista capixaba Ana Coeli Piovesan, live com a pesquisadora pernambucana Sônia Maria de Barros Marques, com o tema “Arquitetura e Modernismo: Europa, França, Baías e Arrecifes”.

O evento fez parte do projeto “22 é Dia de Arte” da JFES que, por meio de sua Galeria Virtual, realiza neste ano eventos mensais em celebração ao centenário da Semana de Arte Moderna.

Com mais de 40 anos de ensino e pesquisa dentro e fora do país, a palestrante falou diretamente de Paris, para um público formado por juízes federais, servidores, estudantes. advogados e profissionais da arquitetura e das artes, do ES e da França.

A abertura ficou a cargo da juíza federal Enara de Oliveira Olímpio Ramos Pinto, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio da JFES, que deu as boas-vindas à professora.

Em seguida, a advogada e galerista Ana Coeli falou da honra de receber uma profissional tão gabaritada naquela que era a nona atividade da programação e de sua alegria pelo fato de a Justiça Federal ter aberto esse espaço para celebrar a cultura.

Sônia Marques agradeceu o convite, principalmente por tê-lo recebido de “uma instituição tão importante, que é a da Justiça – coisa que a gente precisa tanto hoje em dia”.

Pesquisadora de arquitetura moderna internacional, a professora doutora já iniciou a palestra convidando a todos para aderirem ao Docomomo – Comitê Internacional para Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno. “Não precisa ser professor a participar. Todos que gostam de arquitetura moderna podem aderir”.

Ela contou que apaixonou-se pela arquitetura moderna ao perceber como os franceses e europeus, de maneira geral, admiravam a arquitetura brasileira. “Percebi que todos que tinham feito estudos em arquitetura tinham uma passagem obrigatória por Brasília e por Pampulha. Até os livros noruegueses. Um livro bom de arquitetura tinha uma foto de Pampulha ou de Brasília, se não não era um livro bom”, observou. “Como eles valorizavam mais do que nós”?, questionou.

Eurocentrismo

Cidadã do mundo, como se autodenomina, a professora chamou atenção para o fato de no Brasil se valorizar muito o que é europeu, em detrimento ao que é nosso, mas também ressaltou a importância de não ficar preso a nenhum estigma. Na opinião dela, ambos têm seu valor. “Eu me recuso a ser Maria Bonita. Posso ser. Mas também sou Simone de Bevoir”.

Sônia também falou sobre as obras públicas que estão sendo destruídas. “Arquitetura e urbanismo era um projeto de espaço público. E está sendo acabado. Precisamos discutir”.

22 é Dia de Arte / Eventos já realizados:

  • Dia 22/fev – Início da celebração da Semana de 22 com a apresentação da conferência de abertura da Semana de 22, “A emoção estética na arte moderna”, de autoria do escritor, magistrado e diplomata Graça Aranha, e proferida por ele na abertura do evento, no Teatro Municipal de São Paulo.
  • Dia 22/mar – A professora Renata Cardoso falou sobre os Desdobramentos da Semana de 22 nas artes plásticas, em palestra virtual.
  • Dia 28/abril – Palestra on-line “A invisibilidade de artistas negros e negras na Semana de 22”, com a professora Maria José Corrêa, do Ifes.
  • Dia 31/maio – Palestra e lançamento da exposição virtual “O Espírito do Olhar”, de Gilbert Chaudanne.
  • Dia 22/junho – Abertura da exposição “100 anos de Modernismo”, do artista plástico Jorge Solé, no foyer do auditório da Justiça Federal, em Vitória.
  • Dia 14/julho – Bate-papo virtual “O Modernismo na Literatura Brasileira e do Espírito Santo”, com o advogado, professor, escritor e mestrando em Letras pela Ufes, Anaximandro Amorim.
  • Dia 22/agosto – Palestra on-line “O Modernismo e a Cultura Popular”, com a especialista em Patrimônio Imaterial Brasileiro pela Unesco e membro colaboradora da Comissão de Folclore do ES, Joelma Consuelo.
  • Dia 22/setembro – Exposição virtual e presencial: “Transbordar”, da artista plástica capixaba Luciana Faria.