O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) sedia, de 1º a 5 de agosto, das 9h às 18h, o terceiro ciclo de reuniões presenciais de imersão no Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH). O encontro reúne servidores do Conselho da Justiça Federal (CJF) e representantes dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), os quais compõem o Grupo de Trabalho do SERH e atuam como desenvolvedores. As reuniões têm como organizadores os representantes do CJF, contando com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRF2 (SGP/TRF2).

Durante a semana de trabalhos que acontecem na Sala de Treinamento do prédio-sede (3º andar), a equipe realizará atividades no formato “mão na massa” (hands-on), no qual os participantes trabalham diretamente na resolução das demandas e aprofundam conhecimentos sobre a arquitetura do sistema elaborado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que será a ferramenta informatizada para a gestão do quadro de pessoal do CJF e da Justiça Federal de 1º e 2º graus.

A abertura do encontro, no dia 1º de agosto, contou com a participação de Ana Luísa Carneiro da Silva (Secretaria de Tecnologia da Informação – STI/TRF2), Daniel Valiante (Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP/TRF2) e Tatiana Zoghaib Tanure (Assessoria de Governança, Gestão Estratégica, Conformidade e Inovação – AGOV-SG/TRF2).

Ana Luísa Carneiro da Silva (STI/TRF2), Tatiana Zoghaib Tanure (AGOV-SG/TRF2) e Daniel Valiante (SGP/TRF2) (primeiro à direita) deram boas-vindas aos participantes da reunião de imersão no SERH

O coordenador da Comissão de Implantação do SERH e subsecretário de Provimento e Alocação de Pessoas (SUPAV) do CJF, Frederico Augusto Costa de Oliveira, explicou que um dos objetivos das reuniões é criar uma maior integração e engajamento. O gestor do Conselho explicou que os ajustes do sistema para uso unificado de toda a Justiça Federal também estão sendo trabalhados pelo grupo ao longo do encontro, “com o objetivo de implementar o Sistema Eletrônico de Recursos Humanos no Conselho e em todos os Tribunais Regionais Federais até o ano de 2026”.

Segundo o gerente do projeto no TRF2, Daniel Valiante, as reuniões de imersão propiciam o nivelamento das equipes de servidores de Tecnologia da Informação (TI) do Conselho e dos Tribunais Regionais dedicadas ao projeto, reduzindo a assimetria de conhecimento entre elas, tanto na arquitetura como na tecnologia utilizada pelo SERH. Ele também destacou que as imersões ajudam a criar, cada vez mais, espírito de trabalho em grupo das equipes que, por questões geográficas, atuam separadamente num projeto de âmbito nacional. “As imersões anteriores demonstraram o sucesso da iniciativa, com o aumento de produtividade nas demandas já mapeadas gerado pelo nivelamento dos servidores e pelo convívio, ainda que por alguns dias, com os servidores mais experientes no desenvolvimento e manutenção do sistema”, explicou.

Para o servidor do TRF2 Carlos Henrique da Silva Oliveira, a atividade permite que os desenvolvedores saiam fisicamente do seu local de trabalho habitual e fiquem integralmente dedicados ao projeto, privilegiando o foco. A ajuda mútua presencial também é uma vantagem das imersões, de acordo com ele: “Os eventuais problemas são resolvidos por dois ou mais desenvolvedores de maneira muito mais rápida e eficiente do que numa videoconferência, por exemplo”.

A terceira reunião presencial de imersão no SERH reúne servidores do CJF e representantes dos TRFs, os quais compõem o Grupo de Trabalho e atuam como desenvolvedores

Participam do encontro no TRF2 os seguintes servidores: Marco Antonio Mendes de Moraes, subsecretário de Engenharia de Software do Conselho; Jones Cardoso de Melo Filho, do CJF; Moises Oliveira da Silva, Roberto da Silva Mendonça e Carlos Henrique da Silva Oliveira, do TRF2; Danilo de Lima Capobianco e Erick da Costa Lima, do TRF3; Itamar Borges Filho e Christian Simões Dias, do TRF4; e Lucas Araújo Paz, do TRF5.

*Com informações do CJF