Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Justiça Federal do Espírito Santo, por iniciativa da direção do foro, promoverá nas próximas semanas três encontros com personalidades femininas que debaterão temas como política, saúde e assédio nas instituições.

Os encontros serão realizados dentro do programa ‘Tela Redonda’ – bate-papo virtual, criado na Seccional no ano passado, para discutir temas diversos como ferramentas de gestão para o trabalho remoto, auxílio emergencial, racismo, mercado de trabalho para transexuais, mindfulness, dentre outros.

Para os primeiros bate-papos de 2021 foram convidadas mulheres que estão fazendo a história do nosso país por sua trajetória de vida, trabalho e posicionamento perante as questões sociais e cotidianas. O evento terá  a participação da vice-governadora do Estado do Espírito Santo, Jacqueline de Moraes, a vereadora de Vitória Camila Valadão, a juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, escritora e ativista, Andréa Pachá, a juíza federal da JFES Enara de Oliveira Olímpio Ramos Pinto, a epidemiologista, professora e PhD Ethel Maciel, a psiquiatra Janine Moscon e a médica da JFES Ana Márcia Oliveira de Gusman.

Os encontros serão realizados às quartas-feiras, nos dias 3, 10 e 17 de março, sempre a partir das 17h, pela plataforma Zoom. Interessados de fora da Justiça Federal deverão encaminhar e-mail para cerimonial@jfes.jus.br solicitando sua participação e aguardando o envio do link para a entrada na sala virtual.

Tela Redonda Site

As participantes

A juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, que será mediadora dos debates, é diretora do foro por dois biênios consecutivos (2017/2019 e 2019/2021) e titular da 6ª vara Federal Cível de Vitória. Graduada pela PUC-Rio, tem mestrado em Direito Público ela UERJ. Foi Procuradora do Estado do RJ. Atuou por dois anos como juíza convocada no Núcleo Permanente de Conciliação e Solução de Conflitos do TRF2, foi membro do Tribunal Regional Eleitoral do ES (2015-2017) e atuou como juíza auxiliar da propaganda eleitoral em 2018. Coordena o Laboratório de Inovação da JFES.

A vice-governadora Jacqueline Moraes é nascida em Duque de Caxias (RJ). Veio para o Estado aos 12 anos e fez do Espírito Santo sua casa.

É empreendedora individual e estudante de Direito. Já foi vereadora no município de Cariacica entre os anos de 2013 a 2016.  Em seu mandato como vereadora em Cariacica, foi vice-presidente da Mesa Diretora e relatora de importantes comissões, como de saúde, educação e assistência social.

Apresentou vários projetos voltados para defesa das mulheres, como o fórum permanente de debates em favor da erradicação da violência contra as mulheres. É militante no segmento de mulheres socialistas e atuante nas áreas política e comunitária, principalmente nas periferias. Faz parte do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Camila Valadão, vereadora do Município de Vitória, é assistente social e doutoranda em Política Social pela UFES. Feminista, negra, mãe e militante do PSOL, atuou no movimento estudantil da UFES através do Centro Acadêmico Livre de Serviço Social (CALSS) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). Desde o início de sua militância tem se dedicado à luta em defesa das mulheres, da negritude, da juventude e dos direitos humanos.

Em 2016 foi a 5ª candidata a vereadora mais votada da cidade, porém não se elegeu devido ao coeficiente eleitoral. Em 2020 Camila Valadão se candidatou novamente e foi eleita a primeira vereadora negra de Vitória.

Andréa Pachá é juíza, formada em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Antes de ingressar na magistratura, participou de um grupo de dramaturgia e trabalhou com cinema e teatro com nomes como Alcione Araújo, Amir Haddad, Aderbal Freire-Filho e Rubens Correa. Depois de quase vinte anos à frente de uma Vara de Família, Andréa atualmente atua na Vara de Sucessões. Foi membro do Conselho Nacional de Justiça, vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros e coautora da Cartilha da Nova Lei de Adoção e Pela simplificação da linguagem jurídica. Pela sua atuação no CNJ, recebeu em 2010 o Diploma Bertha Lutz. Possui artigos publicados em jornais de circulação nacional e revistas especializadas. Além de “Velhos são os outros”, Andréa Pachá é autora dos livros de “Segredo de Justiça” e “A vida não é justa”.

Nascida em Vitória/ES, Enara Olímpio bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo em 1994. É mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), título obtido em 2000.  É juíza titular da 2ª Vara Federal Cível de Vitória e presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual da JFES.

Antes de seu ingresso na magistratura federal atuou como advogada e procuradora autárquica do Instituto Nacional do Seguro Social no Rio de Janeiro e de procuradora da Fazenda Nacional em Vitória/ES.

Foi diretora do Foro da JFES no período de 04/2005 a 04/2007, suplente da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais em diversos períodos e atuou como juíza convocada no Tribunal Regional Federal respectivo.

Foi membro substituto do TRE/ES no biênio 06/2005 a 06/2007, tendo atuado como juíza auxiliar (Propaganda Eleitoral) da Corte nas Eleições de 2006. No biênio 06/2007 a 06/2009 atuou como membro efetivo da Corte Eleitoral.

A professora e pesquisadora Ethel Maciel foi vice-reitora da UFES de 2013 a 2019. É graduada em Enfermagem pela UFES, com mestrado em Saúde Pública, doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia e pós-doutorado em Epidemiologia pela Johns Hopkins University. Em fevereiro de 2019 foi eleita presidente da Rede-TB. Anteriormente, ela ocupava o cargo de vice-presidente desta organização não governamental que trabalha para o desenvolvimento de pesquisa e controle da tuberculose.

Integrante do comitê técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS) que auxilia os países com elevados índices de tuberculose a combater a doença, Ethel Maciel também foi convidada a compor o grupo de trabalho Situação Epidemiológica da COVID-19 e definição da população-alvo para vacinação. O grupo faz parte de um comitê criado pelo Ministério da Saúde (MS) que coordenará a distribuição da vacina contra o coronavírus.

A professora é a única pesquisadora do Espírito Santo a participar desse trabalho, indicada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Janine Moscon é médica psiquiatra titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), sócia proprietária da Mind Clínica localizada na cidade de Vitória/ES e também sócia do Instituto de Neuromodulação do ES (Vitória). Além disso é professora de pós-graduação em Psiquiatria na UVV.

Em relação a sua formação acadêmica, Janine tem pós-graduação em Dependência Química pela UNIFESP, pós-graduação em Medicina Física e Reabilitação pela PUC-Rio, mestrado em Ciência Fisiológicas pela UFES, e possui também formação em Neuromodulação pelo IPq USP e Neurofeedback (Brain Trainer).

A médica Ana Márcia Oliveira de Gusman é endocrinologista é servidora concursada da JFES desde 1997, quando tomou posse no cargo de ‘analista judiciária – medicina’.  Atua na Seção de Serviços de Saúde, vinculada ao Núcleo de Gestão de Pessoas da Seccional.

 

SERVIÇO

Telas Redondas Especiais “Dia Internacional da Mulher” (plataforma Zoom)

Dia: 3/3, 17h

Abertura: Juíza Federal Cristiane Conde Chmatalik (diretora do foro da JFES)

Tema: Mulher e Política

Convidadas:

Jacqueline Moraes – vice-governadora do Estado do Espírito Santo

Camila Valadão – vereadora do Município de Vitória

 

Dia: 10/3, 17h

Temas: Assédio Institucional, Assédio Moral e Assédio Sexual

Convidadas:

Andréa Pachá (juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro)

Enara de Oliveira Olímpio Ramos Pinto (juíza federal da Justiça Federal do Espírito Santo)

 

Dia 17/3, 17h

Tema: Saúde da Mulher na Pandemia

Convidadas:

Ethel Maciel (professora da Ufes, enfermeira e epidemiologista PhD)

Janine Moscon (psiquiatra)

Ana Márcia Oliveira de Gusman (médica do Serviço de Saúde da JFES) – Mediadora

 

Inscrições: cerimonial@jfes.jus.br