Outubro Rosa Eu Apoio

A Justiça Federal do Espírito Santo adere mais uma vez ao movimento Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama.

Para marcar a data, durante o mês de outubro, seu site e suas páginas nas redes sociais Instagram, Twitter e WhatsApp (apenas para o público interno) ganharão elementos na cor rosa, em adesão ao movimento Outubro Rosa, coordenado no Estado do Espírito Santo pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – Afecc-Hospital Santa Rita.

O Outubro Rosa 2021 vem para fortalecer o alerta: A prevenção é essencial. O motivo, explica a coordenadora do movimento no Espírito Santo, Marilucia Dalla, presidente da Afecc-Hospital Santa Rita, é incentivar as pessoas a fazerem suas consultas e exames médicos preventivos, independentemente da pandemia.

Percentual de queda nos exames e procedimentos

“Percebemos que por medo de pegar Covid-19, muitas pessoas deixaram de ir ao médico, adiando exames e retardando o início de um possível tratamento. Outras tentaram agendar, mas não conseguiram. Essa nossa percepção foi constatada pelo Conselho Federal de Medicina na Análise Sobre Atendimentos  Ambulatoriais Eletivos e Cirurgias Eletivas no SUS, divulgado no final da primeira quinzena de setembro deste ano”.

Pelo estudo do CFM, no Espírito Santo, houve uma redução de 36% no total de procedimentos médicos ambulatoriais eletivos no SUS, de 2019 a 2020, o que representa menos 490.743 procedimentos realizados.

Em âmbito nacional, o exame de mamografia bilateral para rastreamento de câncer, também pelo SUS, sofreu uma queda de 48% no Brasil, ou seja, 1.553.904 de exames deixaram de ser feitos em todo o país. Esse levantamento foi feito com base nos dados oficiais do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH), ambos organizados pelo Ministério da Saúde.

Então, como reforço para o alerta da importância da detecção e tratamento precoces do câncer e demais doenças, faremos esse alerta no Outubro Rosa deste ano. Para quem não fez os exames preventivos, ainda dá tempo. Agende uma consulta com o médico e siga as orientações que ele prescrever. Vá de máscara, leve um frasquinho de álcool a 70% para higienizar as mãos, mantenha o distanciamento social, enfim, previna-se”, alerta Marilucia.

Estimativas de câncer de mama para o ES

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o surgimento de 790 novos casos de câncer de mama no Espírito Santo até o final deste ano, sendo 80 em Vitória. Para o Brasil, estima-se 66.280 novos casos da doença.

Ainda segundo o Inca, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres em todo o mundo.

Somente na Afecc-Hospital Santa Rita, referência em tratamento de câncer no Espírito Santo, foram registrados, em 2019, o total de 727 novos casos de câncer de mama, e, em 2020, mais 770 casos novos, um aumento de 43 casos. Apesar desse aumento, acredita-se que a pandemia retardou a detecção e que, possivelmente, um número maior será registrado no período pós-pandemia.

Fatores de risco

De acordo com o Inca, o câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. No entanto, a idade é um fator importante. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver a doença. Veja alguns fatores de risco:

  • Idade acima de 50 anos.
  • Fatores genéticos/hereditários (mutações em genes, câncer de ovário na família, por exemplo)
  • Menopausa tardia (história reprodutiva e hormonal)
  • Sedentarismo, obesidade e exposição frequente a radiações ionizantes (fatores comportamentais e ambientais)

Atividades Outubro Rosa

Neste ano de 2021 as atividades do movimento Outubro Rosa serão realizadas em formato virtual e presencial. As palestras de orientação com médicos, psicólogos e assistentes sociais para empresas e instituições públicas serão realizadas de forma virtual.  Já as orientações aos chamados povos tradicionais (indígenas, pescadores, quilombolas, acampamentos ciganos) serão presenciais.

A Afecc-Hospital Santa Rita também está viabilizando a realização de exames de mamografia e ultrassonografia para os povos tradicionais, e verificando junto às prefeituras a possibilidade de ampliação, durante o mês de outubro, dos horários e dias de atendimentos para realização de exames de mamografia.

Também no período do movimento Outubro Rosa, a Afecc viabiliza, junto com a Secretaria de Estado da Justiça, a realização de mamografias nas mulheres do Sistema Prisional. Por questão de segurança, os dias, horários e locais dos exames não são divulgados.

Para mais informações consulte www.afecc.org.br

 

Com informações da Afecc.