inauguração galeria

A Justiça Federal do Espírito Santo inaugurou na tarde de 21/09, com a exposição “O Único, Multiplicado Virtual”, do artista plástico cachoeirense Didico, mais um espaço destinado à promoção da arte e da cultura capixaba: a “Galeria Virtual”.

A inauguração – também realizada em ambiente virtual, pela plataforma de videoconferência Zoom – contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, dentre magistrados, servidores, artistas, familiares (inclusive de fora do país), e representantes da cultura capixaba, como Ana Luísa Bringhenti, do Museu de Artes do Espírito Santo.

O diretor do foro da Seccional, juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, exaltou a importância de promover a arte, principalmente na pandemia. “Além de receber os artistas capixabas, é uma forma de amenizar os danos psicológicos que esse momento difícil deixa nas pessoas”.

“Necessidade vital”

De forma apaixonada, o artista plástico Didico explicou que sua obra “O Único, Multiplicado Virtual” surgiu de uma pintura única que saiu da parede de sua casa e se dividiu em 16 quadros virtuais e podem, assim, “entrar na casa das pessoas”. Os quadros, multicoloridos, destacam de forma única e original vários pontos do antigo arquipélago de Vitória.

Professor do Departamento de Artes da Ufes há 30 anos, Didico falou da arte como “necessidade vital”, enalteceu o Espírito Santo e a iniciativa da Justiça Federal em abrir as portas para a arte, fisicamente (com o espaço cultural que já funciona desde 2011 na sede do órgão) e agora virtualmente. “Quer coisa mais bela que essa? Não existe julgamento saudável num ambiente em que a arte não é qualificada”, declarou o artista.

Aprecie!

A “Galeria Virtual” é uma iniciativa da servidora Gina Valéria Coelho, com o suporte da área de Tecnologia da Informação da Seccional, e sua exposição inaugural foi organizada por Renata Apolinário.

Também prestigiaram o evento os juízes federais Pablo Coelho Charles Gomes, da Turma Recursal, e Cristiane Conde Chmatalik, coordenadora do Laboratório de Inovação (Inovar-ES) e do Centro de Inteligência da JFES, convocada para o Núcleo de Conciliação do TRF2.

Prestigie você também a Galeria e a Exposição! Basta acessar o link: https://www.jfes.jus.br/galeria-virtual/