O Espaço Cultural da Justiça Federal do Espírito Santo, coordenado pela servidora Gina Valéria Coelho, convida para abertura de uma nova exposição nesta quinta-feira, 1º de junho.

Inaugurada às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a exposição Plasticagem 003 faz parte de um conjunto de mostras destinadas a divulgar as recentes pesquisas realizadas pelo artista plástico Paulo Socó, visando à reutilização de vários produtos, oriundos dos diversos ramos da indústria, para a idealização e produção de trabalhos de natureza artística e de cunho estético.

Grande parte das obras é realizada a partir do uso de diferentes lâminas de polímeros sintéticos, encontrados nas televisões de LED e LCD, como suporte para realização dos trabalhos. Trabalhos que pretendem discutir questões relacionadas às formas de uso e reuso de materiais como, também, suas potencialidades na aplicação da construção de trabalhos de cunho poético.

Interlocução

O objetivo da exposição é discutir questões relacionadas aos diversos procedimentos e abordagens, no uso da construção de trabalhos artísticos, na sociedade contemporânea. “Plasticagem não é uma apologia aos benefícios do material plástico e, também, não visa demonizar seus usos. Um dos objetivos é abrir uma ‘interlocução’ com a materialidade e, com isso, descobrir os diferentes procedimentos e potenciais estéticos da mesma”, revela o artista.

De acordo com Socó, “o trabalho surge no imbricamento entre o acaso e a intenção, entre o estático e o móvel, surge da profusão de formas e cores, de gestos e intenções”. “Faz-se surgir, também, o alerta para a necessidade de se discutir questões relacionadas à prevenção ambiental, tema muito debatido nos últimos tempos devido à grande proporção de poluição, o que tem acarretado grandes problemas para o mundo”, explica.

A exposição Plasticagem 003 é também uma homenagem do artista às professoras Nair Coelho (in memorian) e Telma Guimarães. “Pessoas de grande importância para minha formação como artista e pessoa. São exemplos de seres que primam pela educação e, com isso, pela construção de uma sociedade mais justa”, declara.

SERVIÇO

Exposição: Plasticagem 003

Artista: Paulo Socó

Local: Espaço Cultural da SJES, em Vitória (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1877, Monte Belo)

Inauguração: 1º de junho, às 17h

Visitação: de 1º/6 a 1º/7, das 12 às 17h