Workshop Estratégia Para Site

Os diretores do foro da Justiça Federal do Rio de Janeiro e da Justiça Federal do Espírito Santo, respectivamente, juiz federal Osair Victor de Oliveira Junior e juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, participaram nesta tarde da abertura do 1º Workshop da Estratégia da Justiça Federal da 2ª Região.  Além dos juízes, a diretora da Secretaria Geral da JFES, Neidy Emerick Torrezani, também esteve presente.

As palestras de abertura foram transmitidas pelo YouTube. Na sequência, o workshop foi realizado pela plataforma Cisco Webex, com uso do aplicativo Miro e a metodologia do design thinking.

Estratégia e prestação jurisdicional

O diretor do foro da JFRJ – cujo tema era “A relevância da estratégia na prestação jurisdicional” –  falou sobre a importância do evento para a definição de um rumo para a Administração, com base no que já foi definido pelo Conselho Nacional de Justiça, para o novo ciclo que começa em 2021 e vai até 2016.  No ciclo anterior, que se encerra neste ano, era a “efetividade na prestação jurisdicional”.  Para o novo ciclo, o CNJ definiu de forma mais ampla a estratégia como sendo “a realização da Justiça”.

O magistrado reforçou a atuação do CNJ como “parceiro do Poder Judiciário”, uma vez que são os tribunais e a primeira instância que devem incorporar e executar as metas definidas nos encontros anuais.

Por fim, o juiz apresentou os cinco eixos de atuação da gestão do Ministro Luiz Fux, na presidência do CNJ:

  • Proteção aos direitos humanos e ao meio ambiente
  • Garantia da segurança jurídica condizente ao ambiente de negócios do país
  • Combate à corrupção, ao crime organizado, à lavagem de dinheiro, com consequente recuperação de ativos
  • Incentivo ao acesso à Justiça digital
  • Fortalecimento da vocação constitucional do Supremo Tribunal Federal.

E lembrou que o “Espírito Santo tem soluções boas que às vezes não tomamos conhecimento” e enalteceu eventos como o workshop que permite a aproximação entre os gestores por um mecanismo institucional.

Inovação e sustentabilidade

Coube à diretora do foro da JFES falar sobre a relação entre “inovação e sustentabilidade”.  Inicialmente a juíza fez um breve histórico sobre a gestão da administração pública, que “prezava pela burocracia” até a década de 1970.  Essa postura veio mudando nos anos seguintes, especialmente para na administração do Poder Judiciário, com a criação do CNJ, em 2004, o surgimento de metas anuais e das novas técnicas de design operacional, mais na última década.

“Na implementação de políticas públicas e prestação de serviços públicos o modelo de Administração Pública e da Nova Gestão Pública falham em capturar a complexa realidade do design, fornecimento e gerenciamento de serviços públicos no século XXI.

Foi necessária a adoção de um novo modelo de governança, trazendo uma visão mais ‘revolucionária’ da atuação pública com foco no cidadão, no jurisdicionado.

Falando sobre a JFES, a magistrada informou que a adoção da cultura da inovação pressupôs a adoção de um programa de gestão e inovação, a criação de espaços institucionais e físicos – como o Laboratório de Inovação –, o desenvolvimento de novas habilidades, a participação na rede de inovação, a realização de parcerias e o apoio de ferramentas de Tecnologia da Informação.

A magistrada também enalteceu a cultura da inovação no setor público e a necessidade desse novo modelo de governança; a Agenda 2020 e sua incorporação pelo Poder Judiciário, “não vislumbro nenhuma desses objetivos para o desenvolvimento sustentável como não relacionadas com o que julgamos ou com a Administração da Justiça”, assegurou; a parceria necessária com a liderança, e fez um balanço das ações implantadas em sua gestão que seguiram essas premissas.

Uma dessas ações é a desocupação do antigo prédio sede da JFES, localizado na Cidade Alta, em Vitória, e que, até então abrigava o arquivo e o depósito judicial, irá gerar uma economia anual de R$ 1 milhão.  Outra ação desenvolvida em sua gestão foi a implantação de duas usinas fotovoltaicas, em Vitória e São Mateus, que tornaram algumas subseções judiciárias autossustentáveis em matéria de energia elétrica.

Uma administração sustentável tem a preocupações como governança – direitos humanos, engajamento e desenvolvimento comunitário, práticas operacionais, ambiente, questões de consumo e práticas de trabalho –; ecoeficiência; licitações sustentáveis e trabalho ético na administração, com transparência e controle social.

“Vivemos um momento histórico único, com a quebra de diversos paradigmas e a necessidade de uma nova forma de olhar a administração da Justiça, com o jurisdicionado presente no centro das atenções.  A sustentabilidade, para melhorar o serviço público diante da escassez dos recursos públicos, e o desenvolvimento sustentável da estratégia, envolvendo os servidores da Justiça como um todo, podem auxiliar nesse processo”, concluiu.

TI e inovação

Encerrando as palestras da tarde, foi a vez da diretora da Secretaria Geral da JFES falar sobre “Tecnologia da Informação e Inovação” e como eles são complementares, “tudo passa pela TI”.  A diretora citou os avanços, técnicas e aplicativos que vem utilizando (Whatsapp, Trello, Miro, Slack, Stand up, dentre outros), tanto para auxílio da gestão remota quanto para lembrar de se alongar e beber água; e lançou o desafio de sempre questionarmos os processos de trabalho que realizamos no cotidiano, pelo menos a cada dois anos, principalmente considerando o movimento permanente de mudança de serviços, que nem nos lembramos mais, que foram substituídos por outros digitais.

“Não deixe de questionar seus processos de trabalho, pois sempre há algo que pode ser melhorado.  Realize benchmarking com as outras unidades para verificar se não há algo de interessante possa ser copiado.  E, se for gestor, saiba que são suas atitudes como líder conector que poderão viabilizar a mudança e a inovação, dê exemplo”, finalizou.

“Se você acha que o ritmo da inovação foi rápido nos últimos anos, gostaria de ser um dos primeiros a lhe dizer: você ainda não viu nada” (Peter Diamandis).

1º Workshop da Estratégia

Período: de 23 a 27/11/2020

Horário: A partir das 12h

Veja aqui a programação completa.

Para mais notícias da Justiça Federal, siga-nos nas redes sociais Instagram (jfes_oficial) e Twitter (JFES_oficial).