Cristiane Chmatalik convocada TRF2

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador Messod Azulay Neto, convocou a juíza federal Cristiane Conde Chmatalik para, “sem prejuízo de sua jurisdição, prestar auxílio ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 2ª Região (NPSC2)”, que tem sede no Rio de Janeiro e engloba os centros de conciliação da Justiça Federal fluminense e capixaba.

A convocação, sem prazo determinado, foi feita em 22 de junho.

A juíza, que atuou como diretora do foro da Justiça Federal do ES (JFES) por dois biênios (2017-2019/2029-2021), atualmente acumula a titularidade da 6ª Vara Federal Cível de Vitória e a coordenação do Laboratório de Inovação da Justiça Federal do Espírito Santo (InovarES).

Entusiasta da inovação, mas também da conciliação, Cristiane Chmatalik foi a primeira coordenadora do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cescon) da JFES, atuou no Núcleo de Solução de Conflitos do TRF2 de 2013 ao início de 2016 e é membro do Comitê Gestor da Conciliação do CNJ desde 2015.

NPSC2

Dirigido pelo desembargador federal José Ferreira Neves, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NPSC2 é o órgão do TRF da 2ª Região responsável pelo planejamento de métodos não adversariais de solução de conflitos nas demandas entre cidadãos e entes públicos, e também pelo desenvolvimento de atividades voltadas à informação sobre direitos e desenvolvimento da cidadania plena.

O Núcleo tem por missão promover a cultura da paz social, procedendo de acordo com os parâmetros da Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Em parceria com o Cescon/ES e o Cesol/RJ, promove mutirões de conciliação em processos envolvendo a Caixa Econômica Federal, Correios, Sistema Financeiro da Habitação, dentre outros. Do ano passado para cá, vem concentrando esforços nos processos referentes ao auxílio emergencial do Governo Federal em razão da pandemia do Novo Coronavírus.