22 é Dia De Arte Site (1)

A Galeria da Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) realizou na tarde desta quarta-feira, 22, mais uma ação do projeto “22 é dia de arte”, em alusão aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.

Foi aberta a exposição presencial: “100 anos de modernismo”, com o artista plástico Jorge Solé, pintor, ilustrador, mosaicista, xilógrafo e artista plástico, conhecido como “o poeta das cores”.

Com uma técnica mista em acrílica, que reúne pintura, recorte e colagem, o artista expõe em suas telas um verdadeiro mosaico de cenas, ambientes, pessoas e cores.

A abertura da exposição, realizada no foyer do auditório da sede da JFES, em Vitória, contou com a presença de servidores, amigos e familiares do expositor.

Gaúcho, que se tornou capixaba há mais de 40 anos, Jorge Solé está feliz em expor suas obras na Justiça Federal. “A arte é como uma centopeia, tem que andar por todos os espaços possíveis”, declarou.

Idealizadora do projeto “22 é dia de arte”, juntamente com a servidora Gina Valéria Coelho, a galerista e advogada Ana Coeli Piovesan – que já advogou 40 anos na Justiça Federal – revelou que a programação ainda trará muitas surpresas nos  próximos meses. “Teremos música, literatura, arquitetura e arte têxtil – uma abertura para todo tipo de arte, como pretendiam os modernistas”, declarou

Incentivo à cultura

Penha Dalla Bernardina – esposa, “musa”, marchand e curadora do artista – e o amigo João Luiz Castello Lopes Ribeiro, engenheiro, advogado, escritor, poeta e historiador, também prestigiaram o evento.

“Sou suspeita para falar, mas acho todas as telas dele lindas”, disse Penha. Já João Castello destacou a importância de um órgão como a Justiça Federal abrir espaço para a cultura. “Além de se aproximar da sociedade, é uma forma de incentivar a cultura e valorizar a produção artística e cultural capixaba”, enfatizou o escritor, que já foi presidente da Academia de Letras e Artes da Serra.

A servidora Márcia Ribeiro Pinto, confessou que não costumava participar das exposições, mas esta, em particular, fez questão de ir ver de perto. “Os quadros dele me passam muita alegria, muita vida. Depois da pandemia, acho que estamos mais sensíveis ao belo”.

Também estavam presentes Suzana Abaurre, aposentada da Assembleia Legislativa do ES, e Rosa Borges, antiga funcionária da Galeria Ana Terra.

A exposição ficará aberta ao público até 17 de agosto.

Nas fotos acima:

– O artista Jorge Solé, com a esposa Penha Dalla Bernardina e a galerista Ana Coeli Piovesan
– Suzana Abaurre, aposentada da Assembleia Legislativa do ES, e Luiz Castello Lopes Ribeiro, engenheiro, advogado, escritor, poeta e historiador
– Gina Valéria Coelho, servidora responsável pela Galeria da Justiça Federal
– Rosa Borges, funcionária antiga da galeria Ana Terra
– Márcia Ribeiro Pinto, servidora da Justiça Federal